fbpx A Universidade de Lisboa congratula o próximo Secretário-Geral das Nações Unidas | ULisboa

Share A Universidade de Lisboa congratula o  próximo Secretário-Geral das Nações Unidas

António Guterres, Alumnus do Instituto Superior Técnico (IST) é o próximo Secretário-Geral das Nações Unidas.

Um ano depois de abandonar o cargo de Alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Guterres é escolhido pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas para o cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas.

António Guterres nasceu em Lisboa em 1949, licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica, em 1971, com classificação final de 19 valores. Depois de um ano como monitor no final da sua licenciatura, ingressou no corpo docente do IST onde permaneceu até ao início do seu percurso político e ao qual regressou como Professor Catedrático convidado responsável pelas cadeiras Desenvolvimento Sustentável e Inovação. Ocupou diversos cargos políticos, tendo chegado a primeiro-ministro em 1995.

Conhecido por sempre se dedicar a causas sociais, depois de ter sido o candidato mais votado em todos os escrutínios informais, foi hoje nomeado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas para Secretário-Geral das Nações Unidas.