fbpx Pós-doutorada da ULisboa distinguida com Portuguese Young Chemists Award 2014 | ULisboa

Pós-doutorada da ULisboa distinguida com Portuguese Young Chemists Award 2014

Share Pós-doutorada da ULisboa distinguida com Portuguese Young Chemists Award 2014

Foto: GQJ-SPQ
Legenda: Inês M. Valente e Luís M. Gonçalves, membros da direção do Grupo de Químicos Jovens (GQJ) da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), durante a entrega do prémio a Tânia S. Morais

"Tânia S. Morais, pós-doutorada da Universidade de Lisboa (ULisboa), foi distinguida com o Portuguese Young Chemists Award 2014 pelo trabalho “Novos compostos, grandes desafios” que resume a sua tese de doutoramento desenvolvida no Grupo de Química Organometálica e Bioorganometálica do Centro de Ciências Moleculares e Materiais da Faculdade de Ciências (FC) da ULisboa, sob a orientação da Professora Helena Garcia."

O galardão, atribuído pelo Grupo de Químicos Jovens (GQJ) da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) com o patrocínio da Gradiva, visa promover a excelência da Química desenvolvida por Jovens Investigadores, com especial enfoque no impacto desta Ciência na Sociedade.

"A alumna da FC identificou compostos altamente eficientes contra várias linhas celulares cancerígenas, algumas de grande agressividade, como por exemplo: mama, cólon, próstata, ovário. O trabalho premiado incluíu a realização de testes in vivo que revelam a eficiência destes compostos no combate ao tumor primário e a grande eficiência contra o desenvolvimento de metástases, ao mesmo tempo que os órgãos principais - coração, pulmões, rins e fígado - apresentam-se saudáveis. (...)

Atualmente, Tânia S. Morais dedica-se ao estudo de uma segunda geração de compostos para quimioterapia dirigida, que destrua as células cancerígenas e poupe as saudáveis, no âmbito do pós-doutoramento que está a realizar na FC e no Instituto de Medicina Molecular da ULisboa, sob a orientação dos Professores Helena Garcia e Miguel Castanho."

Comunicado de Imprensa (PDF)

Notícia relacionada
e visa promover a excelência da Química desenvolvida por Jovens Investigadores, com especial enfoque no impacto desta Ciência na Sociedade