ULISBOA | Internacional

Internacional

A aposta na internacionalização e na visibilidade externa é uma das linhas estratégicas da Universidade de Lisboa  (ULisboa), instituição que valoriza a pluralidade de áreas do conhecimento e a multiculturalidade, atraindo universitários de todo o mundo pela qualidade do ensino e da investigação, posicionando-se numa perspetiva de globalização e de cooperação para o desenvolvimento.

A internacionalização na ULisboa desenvolve-se a partir de todas as suas áreas de atuação, envolvendo a comunidade académica em projetos de ensino e investigação, conjuntamente com os seus parceiros internacionais, tendo criado serviços especializados de acolhimento e acompanhamento, para responder a uma crescente procura por parte dos estudantes internacionais.

Aceitando a responsabilidade de tornar a cidade de Lisboa uma das grandes capitais europeias da cultura e da ciência, a ULisboa recebe todos os anos mais de 5.000 estudantes estrangeiros, cerca de 10% do total de alunos, provenientes de mais de 100 países, que procuram uma educação de alta qualidade, bem como a cultura, o clima e a hospitalidade que Lisboa, e Portugal, têm para oferecer.

O Estatuto do Estudante Internacional constitui uma oportunidade para atrair, cada vez mais, um maior número de estudantes estrangeiros. Neste sentido, a ULisboa apoia as iniciativas das suas Escolas que têm em vista o aumento da oferta formativa em língua inglesa, tendo organizado os seus curricula por forma a integrar o estudante internacional. Para além disso, as Escolas, têm contribuído para uma maior visibilidade da qualidade do seu ensino e investigação, nomeadamente, através da obtenção de acreditações internacionais e pelo seu posicionamento nos rankings mundiais.

A qualidade da investigação, inovação e cultura das Escolas e Unidades de Investigação da ULisboa atrai um número crescente de talentos internacionais que procuram os seus grupos de investigação para desenvolver projetos ao mais alto nível.

A ULisboa tem uma vasta experiência em programas de mobilidade internacional, nomeadamente os financiados pela Comissão Europeia, dentre os quais destacam-se o Erasmus+ e o Tempus.

A ULisboa integra e intervém, num conjunto de redes e associações europeias e mundiais de relevo para a internacionalização do ensino superior. No âmbito destas redes a ULisboa estabelece contatos com diversas instituições nacionais e internacionais, promovendo a participação em projetos de investigação, oferta de duplos diplomas, programas de doutoramento e de intercâmbio.

A ULisboa, líder a nível nacional e internacional, assume assim o seu lema: uma Universidade de Lisboa para o mundo.