fbpx Investigador da ULisboa colabora em descoberta da galáxia CR7 | ULisboa

Investigador da ULisboa colabora em descoberta da galáxia CR7

Investigador da ULisboa colabora em descoberta da galáxia CR7

Share Investigador da ULisboa colabora em descoberta da galáxia CR7


David Sobral, Investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) de Portugal e da Faculdade de Ciências (FC) da Universidade de Lisboa (ULisboa), colaborou na equipa internacional de astrónomos que descobriu a galáxia mais brilhante alguma vez encontrada no início do Universo. A equipa encontrou ainda, pela primeira vez, fortes indícios da existência da primeira geração de estrelas.

A equipa descobriu várias galáxias extremamente distantes e surpreendentemente brilhantes. Uma delas, a que chamaram CR7, é de longe a galáxia mais brilhante alguma vez observada no Universo primitivo. Por si só, esta descoberta constitui um enorme sucesso.

Segundo Investigador do IA e FC da ULisboa, "decidimos seguir um caminho totalmente diferente do resto do Mundo, e fizemos um mapeamento de grandes áreas do céu. Sabíamos que o risco de procurar onde ninguém procura era facilmente compensado por descobertas inesperadas, algo importantíssimo em Ciência. Foi fantástico quando descobrimos a galáxia CR7, a mais luminosa alguma vez encontrada no Universo primitivo."

Notícia relacionada



1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER