fbpx Investigador da ULisboa é um dos mais citados na área das Engenharias | ULisboa

Investigador da ULisboa é um dos mais citados na área das Engenharias

Share Investigador da ULisboa é um dos mais citados na área das Engenharias

Mário Figueiredo, Professor e Investigador do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa (ULisboa) é um dos investigadores mais citados pela Highly Cited Researchers 2014 na área das Engenharias. A Highly Cited Researchers é elaborada pela Thomson Reuters, a maior fonte mundial de informação para empresas e profissionais, e disponibiliza uma compilação dos investigadores mais influentes da última década.

Dos 3200 investigadores nomeados no âmbito de 21 áreas científicas, Dos três mil e duzentos investigadores nomeados pela Highly Cited Researchers, seis são portugueses. Deste grupo apenas dois estão filiados em instituições portuguesas. Mário Figueiredo da ULisboa é um deles, sendo referenciado como um dos cientistas mais influentes e com maior visibilidade internacional na área das Engenharias uma vez que, entre 2002 e 2012, publicou 100 artigos científicos que deram origem a mais de quatro mil citações em todo o mundo.

Este resultado é importante não só porque evidencia a produção de ciência de fronteira na ULisboa, mas também porque a existência de um investigador nesta lista faz com que a posição da ULisboa num dos mais relevantes rankings universitários internacionais, nomeadamente o ARWU – Shanghai, se altere consideravelmente. Este ranking pondera diferentes indicadores, tais como o número de publicações científicas, prémios Nobel, Field Medals e também a quantidade de investigadores que uma Universidade tem nos Highly Cited Researchers. Estima-se que a inclusão de um investigador nesta lista vale tanto, para a pontuação final da ULisboa, como o prémio Nobel ganho por Egaz Moniz em 1949.

Notícia relacionada