fbpx Investigador da ULisboa vence Prémio Científico IBM 2014 | ULisboa

Investigador da ULisboa vence Prémio Científico IBM 2014

Share Investigador da ULisboa vence Prémio Científico IBM 2014

Ricardo Silveira Cabral, investigador do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa (ULisboa), foi distinguido a 25 de junho de 2015 com o Prémio Científico IBM 2014 pelo trabalho "Unificação de modelos low-rank para problemas de aprendizagem visual".

O trabalho realizado por Ricardo Silveira Cabral visa dar mais um passo na área da visão computacional, ao pretender levar o computador a ver como os humanos. “Estudámos modelos de aprendizagem ‘low-rank’, que procuram a explicação mais simples possível para um conjunto de dados. No problema de aprendizagem ‘low-rank’ existem dois modelos principais propostos, um tradicional que foi descoberto há 30 anos, e outro que foi recentemente proposto como um substituto há cinco anos. Neste trabalho, descobrimos um modelo que engloba as duas estratégias e permite unificar as vantagens de ambos”, explicou o investigador.

O projeto desenvolvido procura igualmente favorecer a melhoria dos resultados em aplicações da área da visão à robótica, arquitetura, realidade virtual, efeitos especiais ou navegação e mapeamento de território.