fbpx Investigadores da ULisboa estudam proteínas envolvidas em patologias humanas | ULisboa

Investigadores da ULisboa estudam proteínas envolvidas em patologias humanas

Share Investigadores da ULisboa estudam proteínas envolvidas em patologias humanas

Legenda: Mecanismo molecular de formação de amiloide na amiloidose relacionada com a diálise
Fonte: Cedida por PFNF

Investigadores do Centro de Física da Matéria Condensada da Universidade de Lisboa (CFMCUL), do grupo Molecular Modelling and Simulation, integrado no grupo de Química Inorgânica e Teórica do Centro de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (ULisboa) e da Universidade de Harvard estudam as origens microscópicas, com recurso a simulação computacional, de uma patologia fatal, a amiloidose relacionada com a diálise.

A amiloidose relacionada com a diálise, que afeta doentes com insuficiência renal grave, manifesta-se na maior parte dos pacientes com mais de dez anos de hemodiálise (cerca de 700.000 em todo o mundo). O artigo “A Simulated Intermediate State for Folding and Aggregation Provides Insights into ΔN6 β2-Microglobulin Amyloidogenic Behavior” - publicado em maio na PLoS Computational Biology, a revista mais prestigiada na área da Biologia Computacional - evidencia o trabalho que a equipa de cientistas da ULisboa e da Universidade de Harvard desenvolveu com o objetivo de compreender a génese molecular da patologia e, dessa forma, encontrar uma solução para estes doentes.

Os resultados alcançados com a investigação revelam que foi encontrada uma explicação microscópica para o aumento do potencial amiloidogénico da DN6-b2m com o abaixamento de pH, conseguindo esclarecer porque é que a amiloidose é mais eficaz precisamente nos locais onde se acumula a proteína e onde a inflamação faz baixar o pH. Atualmente, a equipa interdisciplinar estuda uma nova mutante da beta-2-microglobulina com interesse biomédico e os resultados obtidos até à data são bastante promissores.