fbpx Investigadores da ULisboa publicam estudo sobre impacto de tsunami | ULisboa

Investigadores da ULisboa publicam estudo sobre impacto de tsunami

Share Investigadores da ULisboa publicam estudo sobre impacto de tsunami

Já está disponível na revista Science Advances, o artigo “Hazard potential of volcanic flank collapses raised by new megatsunami evidence” de autoria de uma equipa de investigadores nacionais e internacinais composta por José Madeira da Faculdade de Ciências (FC) da Universidade de Lisboa (ULisboa), Rui Quartau do Instituto Dom Luiz da ULisboa, Ricardo S. Ramalho, Gisela Winckler, George R. Helffrich, Ana Hipólito, Katherine Adena e Joerg M. Schaefer.

"O estudo subjacente a este artigo apresenta provas do impacto de um mega tsunami que atingiu, há cerca de 73 mil anos, a ilha de Santiago em Cabo Verde, e que foi desencadeado por um colapso catastrófico do flanco oriental da ilha do Fogo, um dos mais altos e ativos vulcões oceânicos. (...)

O estudo reacende o debate que dura há algumas décadas sobre se os colapsos gravíticos de ilhas vulcânicas ocorrem subitamente e de um modo catastrófico, e se são capazes de gerar tsunamis de grandes dimensões. Este trabalho confirma essa capacidade de gerar tsunamis de proporções gigantescas, alertando para o perigo potencial dos colapsos laterais de ilhas vulcânicas e para a necessidade da sociedade melhorar a sua capacidade de resiliência a ameaças deste tipo, tornando-se necessário aprofundar o conhecimento sobre o que desencadeia estes colapsos vulcânicos, como ocorrem e como produzem tsunamis gigantes, e qual a capacidade destas ondas para atingir litorais distantes."

Comunicado de Imprensa (PDF)