fbpx Papa Francisco presente na despedida de Fausto Pinto enquanto Presidente da European Society of Cardiology | ULisboa

Share Papa Francisco presente na despedida de Fausto Pinto enquanto Presidente da European Society of Cardiology

O Congresso Europeu de Cardiologia, que marcou a despedida de Fausto Pinto, Diretor da Faculdade de Medicina (FM) e do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Lisboa Norte da Universidade de Lisboa (ULisboa), na qualidade de presidente da European Society of Cardiology,  realizou-se no passado fim de semana em Roma e contou com a visita especial do Papa Francisco.

Na ocasião, o Diretor da FM referiu que “a Sociedade Europeia de Cardiologia, tal como o Vaticano, tem o compromisso de aliviar o sofrimento e de promover estilos de vida saudáveis.” Referiu partilhar o objetivo de “cuidar dos que necessitam; de ajudar as pessoas a viverem vidas mais longas, mais saudáveis e mais produtivas.”

Em resposta, o Papa Francisco salientou a importância e simbolismo do coração como fonte de vida que é: “Vocês cuidam do coração. Quanto simbolismo está consagrado nesta palavra. Quanta esperança vive neste órgão humano! Nas vossas mãos seguram o batimento da vida dos nossos corpos humanos, quão grandiosa é a vossa responsabilidade! Tenho a certeza que ao depararem-se com o livro da vida, com as suas tantas páginas ainda por descobrir, tremendo de entusiasmo se encontram de coração cheio de maravilha e de encanto. “

Na mesma ocasião, o cardiologista Fausto Pinto assumiu a presidência da European Heart Agency, a delegação da Sociedade Europeia de Cardiologia em Bruxelas.

Discurso Fausto Pinto (PDF)
Discurso Papa Francisco (PDF)