fbpx Professora da ULisboa é uma das vencedoras do Prémio "Partnering for Cure Research Funding" 2014 | ULisboa

Share Professora da ULisboa é uma das vencedoras do Prémio "Partnering for Cure Research Funding" 2014

Helena Florindo, Professora da Faculdade de Farmácia (FF) da Universidade de Lisboa (ULisboa) e Investigadora do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa), é uma das vencedoras do Prémio "Partnering for Cure Research Funding" 2014. Esta distinção foi atribuída conjuntamente aos investigadores Pedro Borrego e Nuno Taveira do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (ISCEM) pelo trabalho “Terapia Génica Para a Cura da Infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH): utilização de replicões de ARN para atuar contra a entrada e a latência do VIH”.

“A equipa portuguesa ganhou este prémio com um projeto pré‐clínico que tem como objetivo tentar curar a infeção pelo VIH através de duas estratégias novas e complementares de terapia genética que neutralizam duas etapas diferentes do ciclo de replicação viral: a entrada em novas células e a latência no interior de células já infetadas. O projeto pretende demonstrar que estas novas estratégias de terapia genética podem eliminar o VIH das células, o que justificará estudos subsequentes em modelos animais, que são um passo indispensável rumo à cura da infeção pelo VIH.”

O galardão, no valor de cem mil euros, foi atribuído a 1 de dezembro de 2014 pela Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS) durante o XII Congresso Nacional de Doenças Infeciosas e Microbiologia Clínica, tendo sido selecionado entre cem outros projetos propostos por investigadores europeus.

Notícia relacionada