ULISBOA | Noite Europeia dos Investigadores 2016

Noite Europeia dos Investigadores 2016

Está a chegar ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência a Noite Europeia dos Investigadores 2016!

Observar células humanas ao microscópio, participar em quizzes de ciência e integrar uma equipa de astrónomos para explorar o céu estrelado são algumas das atividades em que pode participar. Na noite em que a Ciência está em destaque aproveite para participar também na visita dramatizada pelos túneis subterrâneos do museu da água e acompanhar os paleontólogos numa visita à exposição “Dinossauros da nossa terra”, do Museu. Serão também criados momentos de debates sobre sociedade e ciência, dinamização de quizzes, cafés de ciência e workshops de empreendedorismo, de incentivo a uma relação mais estreita entre a ciência e a indústria.

Mas há mais. Entre o MUHNAC e o Miradouro de São Pedro de Alcântara, os visitantes podem participar em oficinas, atividades experimentais, assistir a demonstrações e a uma variada oferta cultural, que inclui uma “aula” de danças tradicionais europeias e um concerto no miradouro de São Pedro de Alcântara.

A Noite Europeia dos Investigadores — European Researchers’ Night — é uma iniciativa lançada em 2005, atualmente bianual, financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, com o objetivo de celebrar a Ciência e de aproximar investigadores e cidadãos.

Esta iniciativa que procura quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem distante que o cidadão tem do cientista, é uma oportunidade para divulgar o trabalho de grande qualidade e inovação desenvolvido pelos investigadores portugueses, bem como para realçar a importância de uma comunicação eficiente entre centros de investigação e a sociedade civil.

A Noite Europeia dos Investigadores traduz-se numa série de atividades que decorrem durante todo o ano e que culminam numa noite de festa e celebração da Ciência, com lugar em várias cidades europeias na última sexta-feira de setembro. Em 2016, terá lugar a 30 de setembro e, em 2017, a 29 de setembro.

Data: 30 de setembro de 2016
Hora: 18h00
Local: Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa

Contactos
tel.:
+351 213 921 800