Crítica Textual
Crítica Textual
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Integrado no Programa em Crítica Textual, este doutoramento oferece a cada doutorando a possibilidade de construir um percurso inteiramente personalizado em função de cada projecto de investigação, propondo uma formação abrangente no conhecimento dos processos de produção e transmissão dos textos. De acentuado perfil interdisciplinar, fomenta uma estreita relação com áreas como as ciências da linguagem, a literatura, a história, os estudos culturais e a filosofia, habilitando para o trabalho editorial com textos de qualquer época.
O doutoramento organiza-se em seis semestres (180 ECTS). Inicia-se com a frequência de um curso de doutoramento de dois semestres (60 ECTS), constituído por dois seminários obrigatórios e três opcionais. Seguem-se quatro semestres de investigação autónoma e escrita da tese de doutoramento, sob a orientação de um ou mais professores (60 ECTS), prevendo-se também a frequência de dois seminários de orientação. Os doutorandos podem ser dispensados de todos ou de parte dos seminários, substituindo-o(s) pela participação em projectos de investigação e/ou pela realização de planos de trabalhos com supervisão.
Leccionado por um corpo docente especializado e internacionalmente reconhecido, permite uma relação estreita com a investigação desenvolvida de modo particular por um dos centros da Faculdade de Letras: o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).
Este ciclo de estudos pretende proporcionar aos estudantes os conhecimentos, as técnicas e a supervisão necessárias para a realização de um trabalho de investigação original e sólido em qualquer campo da Crítica Textual, promovendo a autonomia do doutorando no seu percurso de investigação e permitindo-lhe: (i) consolidar conhecimentos num ambiente de investigação enriquecedor; (ii) aumentar a capacidade de reflexão; (iii) desenvolver a atitude crítica no âmbito da investigação empreendida; (iv) agilizar a capacidade de identificar problemas, formular hipóteses, avaliá-las e atingir resultados que correspondam a conhecimento novo; (v) aperfeiçoar as formas de proceder à divulgação dos resultados da investigação desenvolvida. Estas competências implicam o conhecimento aprofundado das metodologias e fundamentos teóricos próprios da disciplina de Crítica Textual.