fbpx Fundação da FC participa na construção de laser para a Agência Espacial Europeia | ULisboa

Fundação da FC participa na construção de laser para a Agência Espacial Europeia

Fundação da FC participa na construção de laser para a Agência Espacial Europeia

Share Fundação da FC participa na construção de laser para a Agência Espacial Europeia


A empresa portuguesa LusoSpace lidera o consórcio vencedor de um contrato com a Agência Espacial Europeia (European Space Agency-ESA) no valor de três milhões de euros. Este consórcio inclui a Fundação da Faculdade de Ciências (FC) da Universidade de Lisboa, o Centro Laser de Hanôver (LZH) e o Centro de Investigação Espacial Checo.

O acordo prevê a construção de um laser de alta potência e estabilidade para uma missão que terá como objetivo detetar ondas gravitacionais que até ao momento nunca foram observadas experimentalmente.

O projeto será composto por uma fase de conceção do laser e verificação dos seus componentes, seguida pela manufatura do sistema e realização dos testes de desempenho. Este desafio tecnológico, no qual a Fundação da FC colabora, irá permitir, segundo a LusoSpace, "medir distâncias semelhantes às do movimento de um átomo, na ordem dos picómetros. Nunca tal precisão foi conseguida pelo homem num projeto espacial ou terrestre."

Notícia relacionada



1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER