fbpx Investigadores da ULisboa recebem financiamento do Conselho Europeu de Investigação | ULisboa

Investigadores da ULisboa recebem financiamento do Conselho Europeu de Investigação

Investigadores da ULisboa recebem financiamento do Conselho Europeu de Investigação

Share Investigadores da ULisboa recebem financiamento do Conselho Europeu de Investigação


Dois cientistas da Universidade de Lisboa (ULisboa) vão receber financiamento do Conselho Europeu de Investigação (European Research Council-ERC) para dar continuidade a projetos de investigação. Edgar Gomes do Instituto de Medicina Molecular da ULisboa e Sofia Aboim do Instituto de Ciências Sociais da ULisboa integram o grupo de 312 cientistas que, ao longo dos próximos cinco anos, irão receber financiamento no âmbito das Subvenções de Consolidação (Consolidator Grants) do ERC.

Com esta ação o ERC visa fomentar a investigação de alta qualidade na Europa, atribuindo financiamento a investigadores em fase média de carreira. No total, o ERC atribuiu financiamento superior a 500 milhões de euros que abrangem cientistas de 33 nacionalidades e de instituições de 21 países europeus. A seleção foi feita a partir de mais 3000 candidaturas por 25 panéis constituídos por conceituados investigadores de todo o mundo.

O projeto de Edgar Gomes pretende sobretudo estudar os mecanismos que controlam o posicionamento do núcleo nas células dos músculos e da importância das alterações desse posicionamento em diversas patologias musculares. Na área das Ciências Sociais, a investigação de Sofia Aboim irá incidir no projeto “Género, cidadania e direitos sexuais na Europa: vidas transgénero numa perspectiva transnacional”.

Entre os selecionados também se incluem mais dois cientistas que trabalham em Portugal: Rui Costa, do Programa de Neurociências da Fundação Champalimaud em Lisboa e Lars Jansen do Instituto Gulbenkian de Ciência de Oeiras.

Notícias relacionadas



1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER