fbpx Lançamento do Livro "Nos Horizontes da Razão", Homenagem a José Barata-Moura | ULisboa

Categoria de Eventos

Lançamento do Livro "Nos Horizontes da Razão", Homenagem a José Barata-Moura

Barata-Moura

Lançamento do Livro "Nos Horizontes da Razão", Homenagem a José Barata-Moura

Share Lançamento do Livro "Nos Horizontes da Razão", Homenagem a José Barata-Moura

Este volume reúne testemunhos e estudos que materializam a Homenagem que, ao Professor José Barata-Moura, prestam colegas, discípulos e amigos, destacando da sua rica personalidade sobretudo a faceta do filósofo e do universitário que ele foi como Professor do Departamento de Filosofia, como Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1981-1982) e como Reitor da Universidade de Lisboa em dois mandatos (1998-2006).  Méritos por si sós bastantes para justificar a presente iniciativa, oportuna e conjuntamente promovida pela Universidade de Lisboa e pela sua Escola.

José Adriano Rodrigues Barata-Moura GOSE (Lisboa, 26 de Junho de 1948) é um filósofo e cantor português. Fez os estudos pré-universitários em França e obteve na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a licenciatura (1970) e o doutoramento (1980) em Filosofia.

Antigo reitor da Universidade de Lisboa, entre 1998 e 2006, é professor catedrático da Faculdade de Letras dessa universidade, desde 1986, onde foi também presidente do Conselho Directivo, de 1981 a 1982. Membro de várias sociedades científicas, foi presidente da Internationale Gesellschaft für dialektische Philosophie, de 1996 a 2000. É membro do Conselho de Administração do Portal Universia Portugal, desde 2002. Foi eleito membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa (Classe de Letras), em 2008.