NOSSA TERRA NOSSA GENTE NOSSA LUTA, Visualidades Camponesas no Assentamento Zumbi dos Palmares
A inauguração decorre no dia 1 de agosto, às 18h00, no corredor do Auditório Lagoa Henriques da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Esta exposição de Leandro Souza a convite de Fábian Cevallos Vivar, com curadoria de Viviane Ramiro e Flávio Tonnetti.
A exposição "NOSSA TERRA NOSSA GENTE NOSSA LUTA, Visualidades Camponesas no Assentamento Zumbi dos Palmares" apresenta um conjunto de imagens criadas por moradores e agentes que atuam no assentamento Zumbi dos Palmares, localizado na região norte do estado do Rio de Janeiro, Brasil. A partir da questão: “Se o assentamento fosse uma imagem, qual imagem seria?”, as imagens compõem descobertas visuais junto aos assentados da reforma agrária no contexto da pesquisa de doutorado do artista-professor-pesquisador Leandro Souza. A ocupação das terras da Usina São João, em 12 de abril de 1997, evidencia um espaço de resistência e produção da vida através do trabalho, do estudo e da cultura. Assim, a mostra inspira olhares sobre o território conquistado a parir da luta pelo direito constitucional à terra e empreendida pelo Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST).
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!