fbpx Falecimento do Professor Jaime Campos Ferreira | ULisboa

Falecimento do Professor Jaime Campos Ferreira

Share Falecimento do Professor Jaime Campos Ferreira

É com profundo pesar que a Universidade de Lisboa comunica o falecimento, no passado dia 17, do Professor Jaime Campos Ferreira e endereça à Família as mais sentidas condolências.

O velório decorrerá a partir das 15h00 de segunda-feira na Igreja de S. João de Deus, na Praça de Londres.
Uma curta cerimónia religiosa às 10h30 de terça-feira precede a saída, às 11h00, para o cemitério do Alto de S. João.

Jaime Campos Ferreira, Professor Catedrático Jubilado do IST faria 89 anos no próximo dia 23 de dezembro.

Licenciado em Matemática em 1950 pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Campos Ferreira foi aluno de Sebastião e Silva e fez investigação em Análise e Teoria das Distribuições. No início da sua carreira foi membro do Centro de Estudos Matemáticos de Lisboa, tento também trabalhado no Instituto Nacional de Estatística, Junta de Energia Nuclear, Academia Militar, Escola Naval e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Em 1967, após prestar provas públicas, tornou-se Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico (IST), onde se manteve até se jubilar em 1997.
Durante esses 30 anos desempenhou um papel notável na formação matemática de sucessivas gerações de estudantes de engenharia, atraiu alguns deles para uma carreira em matemática e contribuiu decisivamente para a criação e desenvolvimento do Departamento de Matemática (DM) do IST.

Em 2002 o DM-IST estabeleceu em sua homenagem o Prémio Jaime Campos Ferreira, destinado a distinguir, pelos seus méritos académicos na área da Matemática, alunos de licenciatura do IST.