ULISBOA | Acesso e Ingresso na ULisboa – 2.º Ciclo

Acesso e Ingresso na ULisboa – 2.º Ciclo

Todos os estudantes internacionais provenientes quer de um país da União Europeia quer de um país de fora da União Europeia podem candidatar-se aos cursos de Mestrado (2.º ciclo) (PDF).

Na ULisboa 25% dos mestrados são ministrados totalmente ou parcialmente em inglês e em muitos outros algumas unidades curriculares podem ser ministradas em inglês desde que existam estudantes internacionais no curso.

Concurso para Estudantes Internacionais da ULisboa

Estatuto do Estudante Internacional (PDF) vem estabelecer o ingresso dos estudantes internacionais provenientes de um país de fora da União Europeia que não tenham nacionalidade portuguesa, em cursos de Mestrado (2.º ciclo) (PDF) da ULisboa, através do Concurso para Estudantes Internacionais da ULisboa (CEAIEI).
Sabe mais:

Destinatários

– Estudantes de nacionalidade estrangeira diferente da de um Estado-Membro da União Europeia.
– Estudantes que não sendo nacionais de um Estado-Membro, não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos de forma ininterrupta.
– Estudantes titulares do grau de licenciado ou equivalente legal.

No caso de teres duas ou mais nacionalidades e uma delas corresponder à nacionalidade de um Estado-Membro, incluindo  Portugal, não podes candidatar-te a este concurso especialmente destinado a estudantes internacionais, mas podes apresentar a tua candidatura a qualquer curso de mestrado ou de doutoramento, às vagas gerais disponíveis para estudantes nacionais, comunitários e internacionais.

Acesso e Ingresso

Acesso
Podem candidatar-se à matrícula e inscrição no 2.º ciclo de estudos de Mestrado:
– os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
– os titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
– os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
– os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

Ingresso
Para ingresso num curso de Mestrado através do CEAIEI, os estudantes internacionais devem demonstrar conhecimentos nas matérias necessárias ao prosseguimento de estudos no curso a que se candidatam.

Candidaturas

A candidatura é feita online.

Bolsas de Estudo

O valor da taxa de frequência a pagar pelo estudante internacional pode ser reduzido até ao valor da taxa paga por estudantes nacionais. Pergunta como na Escola onde pretendes estudar.

Calendário Académico e de Candidatura

A candidatura é efetuada junto dos Serviços Académicos da Escola responsável pelo ciclo de estudos.

Calendário Académico

O calendário académico do próximo ano será brevemente disponibilizado.

Programas de mobilidade

A internacionalização na ULisboa faz-se a partir de todas as suas áreas de atuação em projetos de ensino e investigação em colaboração com os seus parceiros internacionais. Anualmente a ULisboa recebe estudantes internacionais provenientes de vários países para realizarem um período de estudos em mobilidade.

À disposição dos estudantes que frequentam a ULisboa existem inúmeros programas de mobilidade internacional abertos a estudantes internacionais não só da Europa como do resto do mundo, sendo exemplo disso o Programa Erasmus+ e os inúmeros Acordos de Cooperação com instituições de ensino superior do mundo inteiro.

Os estudantes que frequentam instituições de ensino superior estrangeiras, e que desejam frequentar a ULisboa durante um semestre ou um ano letivo, para adquirir uma experiência internacional, devem contactar o Gabinete de Relações Internacionais da sua instituição de origem, para saber se existe alguma parceria com a ULisboa e de que forma se podem candidatar a um período de mobilidade.

Contactos Mobilidade Internacional