ULISBOA | Colégios da ULisboa

Colégios da ULisboa

De acordo com os Estatutos da Universidade de Lisboa (ULisboa) os Colégios são espaços não orgânicos que incorporam programas de investigação científica, de inovação tecnológica e de ensino, que envolvem, obrigatoriamente, docentes e investigadores de várias Escolas.

Os Colégios podem assumir o caráter funcional de escolas doutorais, associando, nesse caso, unidades de investigação devidamente reconhecidas e avaliadas. Os Colégios podem ainda acolher e associar-se a iniciativas exteriores, mediante acordos de reconhecido mérito e interesse para a Universidade.

Os Colégios da ULisboa são uma das formas de promover as iniciativas transversais, juntando investigadores de distintas Escolas e unidades de investigação, que se associam no desenvolvimento de novas áreas transversais do conhecimento.

Ver:
Reportagem

Colégio Mente Cérebro

O Colégio “Mente Cérebro” tem como objetivo incrementar a atividade científica transdisciplinar e promover a articulação entre mente cérebro e as suas implicações sociais.

Coordenação: Ana Maria Ferreira de Sousa Sebastião (Faculdade de Medicina da ULisboa)

Equipa: Faculdade de Ciências, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Letras, Faculdade de Medicina, Faculdade de Psicologia, Instituto de Ciências Sociais e Instituto Superior Técnico.

Colégio Food, Farming and Forestry (F3)

O Colégio “Food, Farming and Forestry (F3)” pretende criar e traduzir conhecimento transdisciplinar nos domínios da alimentação, agricultura e florestas que tenha impacto na resposta a desafios societais e ambientais.

Responder a tais desafios requer novas ideias, conceitos, metodologias e soluções, capazes de envolver os diferentes atores e as suas valências, fator que é devidamente potenciado por uma visão holística. Só esta é capaz de reunir visões e competências essenciais nos domínios em análise, e assim gerar um diálogo eficaz e integrador entre todas as áreas e saberes, numa perspetiva integradora dos serviços dos ecossistemas, da economia, da saúde e do bem-estar social, adaptando as práticas existentes e desafiando os atuais paradigmas.

A missão do colégio é contribuir para o crescimento económico e a satisfação das necessidades humanas, em respeito pelos padrões culturais, tradições  sociais e conservação dos recursos naturais, promover a ligação entre conhecimento fundamental, ciências aplicadas e soluções de engenharia para criar valor em contexto nacional e internacional, e desenvolver programas inovadores nos domínios da alimentação, agricultura e florestas.

Coordenação: Maria Wanda Sarujine Viegas (Instituto Superior de Agronomia da ULisboa)

Equipa: Faculdade de Arquitetura, Faculdade de Ciências, Faculdade de Direito, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Letras, Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina Veterinária, Instituto de Ciências Sociais, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Instituto Superior de Agronomia, Instituto Superior de Economia e Gestão e Instituto Superior Técnico.