ULISBOA | Colégios da ULisboa

Colégios da ULisboa

De acordo com os Estatutos da Universidade de Lisboa (ULisboa) os Colégios são espaços não orgânicos que incorporam programas de investigação científica, de inovação tecnológica e de ensino, que envolvem, obrigatoriamente, docentes e investigadores de várias Escolas.

Os Colégios podem assumir o caráter funcional de escolas doutorais, associando, nesse caso, unidades de investigação devidamente reconhecidas e avaliadas. Os Colégios podem ainda acolher e associar-se a iniciativas exteriores, mediante acordos de reconhecido mérito e interesse para a Universidade.

Os Colégios da ULisboa são uma das formas de promover as iniciativas transversais, juntando investigadores de distintas Escolas e unidades de investigação, que se associam no desenvolvimento de novas áreas transversais do conhecimento.

Ver:
Reportagem

Colégio Food, Farming and Forestry (F3)

O Colégio “Food, Farming and Forestry (F3)” é o catalisador da criação de conhecimento transdisciplinar nas áreas de alimentação, agricultura e florestas na ULisboa e, nesse quadro, constitui o elemento dinamizador de uma abordagem holística de promoção do desenvolvimento científico e tecnológico e do ensino para a inovação nos setores alimentar e agroflorestal, sendo elemento motor de políticas públicas antecipativas perante os múltiplos desafios com que a sociedade humana se confronta ao nível nacional e internacional.

É missão deste Colégio partilhar competências interdisciplinares dos domínios da alimentação, da agricultura e da floresta para estimular o desenvolvimento de conhecimento transdisciplinar dirigido à inovação e valorização tecnológica, à promoção da responsabilidade social e ambiental, assim como a uma governança integrada dos setores alimentar e agroflorestal.

Coordenação: Maria Wanda Sarujine Viegas (Instituto Superior de Agronomia da ULisboa)

Equipa: Faculdade de Arquitetura, Faculdade de Belas-Artes, Faculdade de Ciências, Faculdade de Direito, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Letras, Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina Veterinária, Faculdade de Psicologia, Instituto de Ciências Sociais, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Instituto Superior de Agronomia, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Instituto Superior de Economia e Gestão e Instituto Superior Técnico.

Colégio Mente Cérebro

O Colégio “Mente Cérebro” tem como objetivo incrementar a atividade científica transdisciplinar e promover a articulação entre mente cérebro e as suas implicações sociais.

Coordenação: Ana Maria Ferreira de Sousa Sebastião (Faculdade de Medicina da ULisboa)

Equipa: Faculdade de Ciências, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Letras, Faculdade de Medicina, Faculdade de Psicologia, Instituto de Ciências Sociais e Instituto Superior Técnico.

Colégio de Química da ULisboa

O Colégio de Química da ULisboa (CQUL) congrega docentes e investigadores das várias Escolas da ULisboa com atividade em Química, contribuindo para a coesão e o melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais da Universidade no âmbito do ensino e da investigação.

É expectável que o Colégio seja capaz de articular as múltiplas competências na área da Química existentes na ULisboa criando uma nova dinâmica inter-escolas que conduza à multiplicação de iniciativas conjuntas e inovadoras a nível de programas doutorais, projetos de investigação, desenvolvimento tecnológico, etc., podendo dar um contributo importante para tornar ainda mais competitiva uma área com uma longa tradição na ULisboa e de reconhecido mérito internacional. Espera-se desse modo consolidar a posição de referência da ULisboa na área da Química a nível nacional e ampliar também o seu papel em consórcios internacionais.

Presidente: Armando Pombeiro (IST);

Equipa: Faculdade de Ciências (FC), de Farmácia (FF), de Medicina (FM) e de Motricidade Humana (FMH), do Instituto de Agronomia (ISA) e do Instituto Superior Técnico (IST).