ULISBOA | Programa Ciência sem Fronteiras

Programa Ciência sem Fronteiras

ciência-sem-fronteiras_AAA

Esta ação é fruto de uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) brasileiros, por meio de suas respetivas instituições – CNPq e Capes.

O Programa Ciência sem Fronteiras tem como objetivo a promoção, consolidação e a internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira através da mobilidade internacional.

O projeto prevê a atribuição de bolsas para promover a mobilidade de estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação de forma a realizarem um período de estudos ou estágio num país terceiro.

Os estudantes de doutoramento interessados deverão consultar a Chamada Pública publicada pela CAPES / CNPq no site do Programa e consultar a lista de programas doutorais da ULisboa com ligação a Laboratórios Associados ou Unidades de Investigação, com classificação de Muito Bom ou Excelente, e que correspondem às áreas prioritárias do Programa CsF.

Lista de programas doutorais da Universidade de Lisboa

Aceda à lista de programas doutorais da Universidade de Lisboa com ligação a Laboratórios Associados ou Unidades de Investigação, com classificação de Muito Bom ou Excelente, e que correspondem às áreas contempladas do Programa CsF. Esta lista contém os contactos para efeito de candidatura.

Neste momento o Programa Ciência sem Fronteiras encontra-se suspenso no âmbito da graduação para Universidades portuguesas.

Candidaturas

Para candidatar-se ao Programa de Doutoramento CsF na ULisboa, tendo em conta a sua área de estudos, é necessário contactar as nossas Escolas

 Ao contactar a Escola pretendida é necessário remeter os seguintes documentos:

Projeto de Doutoramento;
Currículo Lattes;
Certificado ou Histórico Escolar.

Para além dos documentos acima listados deverá, ainda, solicitar a sua aceitação na nossa Escola para realizar o seu projeto de doutoramento ou na totalidade, no caso de ser um doutoramento pleno, ou parcialmente, no caso de ser um doutoramento sanduíche.

Este contacto deve ser realizado entre o candidato ou o investigador/orientador brasileiros e a IES portuguesa, ou ainda, entre investigadores, brasileiros e portugueses.

Para agilizar o processo é aconselhável que o seu orientador entre em contacto com a nossa Escola, afim de auxilia-lo na escolha de um orientador na ULisboa, ou no caso de já ter alguma preferência por um orientador específico na nossa Instituição, sugerimos o estabelecimento de um contacto direto entre os orientadores do Brasil e de Portugal.

Para além dos procedimentos exigidos pela parte portuguesa do Programa CsF, aconselhamos a contactar o CNPq no sentido de esclarecer qual a documentação necessária para candidatar-se ao programa no Brasil.

Informações práticas

Serviços Diplomáticos

Para mais informações sobre a obtenção do visto de entrada em Portugal, os estudantes devem contactar diretamente os Serviços Diplomáticos de Portugal no Brasil: Setor Embaixadas Sul

Avenida das Nações – Quadra 801 – Lote 2
CEP 70 402 – 900
Brasília – Distrito Federal

Telefone: (005.561) 303.296.00
Fax: (005.561) 303.296.42
E-mail: mail@brasilia.dgaccp.pt

Horário de atendimento: ao público de 2ª a 6ª feira das 8:30 às 13:00 horas.

Segurança Social – Saúde

Portugal e o Brasil celebraram um Acordo de Segurança Social. Este Acordo e o respetivo Ajuste Administrativo, coordenam as legislações de segurança social de ambos os países e têm como objetivo melhorar a situação dos nacionais dos dois países no domínio social.

Nos termos do acordo foram designados os seguintes organismos de ligação:

Portugal | Departamento de Relações Internacionais e Convenções de Segurança Social (DRISS)
Rua da Junqueira, 112 | 1300-344 Lisboa
Tel.: + 351 213 652 300 | Fax: +351 213 652 498
E-mail: driss@seg-social.pt

Brasil | Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – www.inss.gov.br

Em Belo Horizonte: Rua Espírito Santo 500 sala 1309 – Agência de Acordos Internacionais.

A estes organismos de ligação compete tomar as medidas necessárias para a aplicação do Acordo e do Ajuste, bem como para informação aos beneficiários sobre os direitos e obrigações deles decorrentes.

Vida na ULisboa

Lisboa

Se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar o Núcleo de Mobilidade do Departamento de Relações Externas da ULisboa.

Contactos

Serviços da Reitoria
Núcleo de Relações Institucionais
Tel.: +351 210 443 554 / +351 210 443 555
Fax: +351 217 933 624
E-mail: csf@ulisboa.pt

Horário: De 2.ª a 6.ª feira das 10h00 às 17h00