fbpx Estudantes Internacionais: Acesso e Ingresso na ULisboa | ULisboa

Estudantes Internacionais: Acesso e Ingresso na ULisboa

Acesso e Ingresso na ULisboa

Estudantes Internacionais: Acesso e Ingresso na ULisboa

Vem de um país estrangeiro e gostava de estudar na Universidade de Lisboa?

Share Estudantes Internacionais: Acesso e Ingresso na ULisboa

Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior

Se vem de um país da União Europeia e pretende candidatar-se a um dos nossos cursos de Licenciatura (1.º ciclo)  ou Mestrado Integrado (1.º e 2.º ciclo), deve fazê-lo através do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior, que rege o acesso às universidades públicas em Portugal.

Regimes Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior

Para além do regime geral de acesso (especialmente orientado para os estudantes que terminam o ensino secundário em Portugal), existem outros concursos e regimes especiais destinados aos estudantes de países estrangeiros.
Os Regimes Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior português destinam-se a estudantes com habilitações e condições pessoais específicas.

Concurso para Estudantes Internacionais da ULisboa

Os estudantes internacionais que pretendam candidatar-se aos cursos de Licenciatura (1º Ciclo) e de Mestrado Integrado (1º e 2º Ciclos) têm vagas e critérios próprios de acesso fixados anualmente.

No caso dos cursos de Mestrado (2º Ciclo) e de Doutoramento (3º Ciclo) os estudantes internacionais podem apresentar a sua candidatura a todos cursos que abram vagas no ano letivo em que pretendam ingressar. Sendo de referir que alguns destes cursos têm vagas e critérios específicos para estudantes internacionais .

Programas de mobilidade

A internacionalização na ULisboa faz-se a partir de todas as suas áreas de atuação em projetos de ensino e investigação em colaboração com os seus parceiros internacionais. Anualmente a ULisboa recebe estudantes internacionais provenientes de vários países para realizarem um período de estudos em mobilidade.

À disposição dos estudantes que frequentam a ULisboa existem inúmeros programas de mobilidade internacional abertos a estudantes internacionais não só da Europa como do resto do mundo, sendo exemplo disso o Programa Erasmus+ e os inúmeros Acordos de Cooperação com instituições de Ensino Superior do mundo inteiro.

Os estudantes que frequentam instituições de Ensino Superior estrangeiras, e que desejam frequentar a ULisboa durante um semestre ou um ano letivo, para adquirir uma experiência internacional, devem contactar o Gabinete de Relações Internacionais da sua instituição de origem, para saber se existe alguma parceria com a ULisboa e de que forma se podem candidatar a um período de mobilidade.

Estudos Pós-Graduados
Todos os estudantes internacionais provenientes quer de um país da União Europeia quer de um país de fora da União Europeia podem candidatar-se aos cursos de Mestrado (2.º ciclo) e de  Doutoramento (3.º ciclo) na ULisboa. As 18 Escolas que constituem a ULisboa oferecem igualmente outros cursos não conferentes de grau (pós-graduação, especialização, livres) aos quais também podes candidatar-te.
Na ULisboa 25% dos mestrados e 35% dos doutoramentos são ministrados totalmente ou parcialmente em inglês e em muitos outros algumas unidades curriculares podem ser ministradas em inglês desde que existam estudantes internacionais no curso.