Acesso e Ingresso na ULisboa - 1.º e 2.º Ciclos

Acesso e Ingresso 1.º e 2.º ciclos

Acesso e Ingresso na ULisboa - 1.º e 2.º Ciclos

Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior


Se vens de um país da União Europeia e pretendes candidatar-te a um dos nossos cursos de Licenciatura (1.º ciclo)  ou Mestrado Integrado (1.º e 2.º ciclo), deves fazê-lo através do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior, que rege o acesso às universidades públicas em Portugal.


Regimes Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior

Para além do regime geral de acesso (especialmente orientado para os estudantes que terminam o ensino secundário em Portugal), existem outros concursos e regimes especiais destinados aos estudantes de países estrangeiros.
Os Regimes Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior português destinam-se a estudantes com habilitações e condições pessoais específicas.


Concurso para Estudantes Internacionais da ULisboa

Os estudantes internacionais que pretendam candidatar-se aos cursos de Licenciatura (1º Ciclo) e de Mestrado Integrado (1º e 2º Ciclos) têm vagas e critérios próprios de acesso fixados anualmente.

No caso dos cursos de Mestrado (2º Ciclo) e de Doutoramento (3º Ciclo) os estudantes internacionais podem apresentar a sua candidatura a todos cursos que abram vagas no ano letivo em que pretendam ingressar. Sendo de referir que alguns destes cursos têm vagas e critérios específicos para estudantes internacionais .


| Estudantes de nacionalidade estrangeira diferente da de um Estado-Membro da União Europeia.
| Estudantes que não sendo nacionais de um Estado-Membro, não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos de forma ininterrupta.
| Estudantes titulares de um diploma de conclusão do ensino secundário ou equivalente no seu país de origem.

No caso de teres duas ou mais nacionalidades e uma delas corresponder à nacionalidade de um Estado-Membro, incluindo  Portugal, não podes candidatar-te a este concurso.


Acesso
Podem candidatar-se à matrícula e inscrição no 1.º ciclo de estudos de Licenciatura e Mestrado Integrado da ULisboa:
| Os titulares de uma qualificação que, no país em que foi obtida, lhes confira o direito de candidatura e ingresso no ensino superior desse país.
| Os titulares de um diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente.
| Os estudantes internacionais que já frequentem o ensino superior, em Portugal ou noutro país, através  de transferência ou mudança de curso (regime de mudança de par instituição/curso).

Ingresso
Para ingresso num curso de Licenciatura ou de Mestrado Integrado através do CEAIEI, os estudantes internacionais devem demonstrar, cumulativamente:
| Qualificação académica nas áreas do saber requeridas para o ciclo de estudos a que se candidatam;
| Um nível de conhecimento da língua portuguesa requerido para a frequência desse ciclo de estudos. No caso dos ciclos de estudo lecionados exclusivamente em inglês, deve ser comprovado o nível de conhecimento da língua em que o curso é ministrado. Para mais informações consulta o site da Escola em que queres ingressar;
| Satisfazerem os pré-requisitos desse ciclo de estudos.


A frequência de qualquer um dos ciclos de estudo de Licenciatura e de Mestrado Integrado na ULisboa exige um domínio independente da língua portuguesa (nível B2, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).
Os candidatos internacionais que possuam apenas o nível intermédio de domínio da língua portuguesa (nível B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) podem candidatar-se ao presente concurso especial de acesso, desde que se comprometam a frequentar um curso anual de língua e cultura portuguesa.
Os candidatos a este concurso especial de acesso têm de apresentar um DEPLE (Diploma Elementar de Português Língua Estrangeira) ou apresentar um certificado B1 emitido por uma Escola da ULisboa ou ainda submeter-se a uma prova de língua e cultura portuguesa promovida pela ULisboa.
Os estudantes internacionais que não tenham frequentado o ensino secundário em língua portuguesa e que não façam prova de ter um DIPLE (Diploma Intermédio de Português Língua Estrangeira, nível B2), ou um certificado B2 emitido por uma Escola da ULisboa comprometem-se a frequentar um curso anual de língua e cultura portuguesa que pode ser simultânea à frequência do 1.º ano do ciclo de estudos em que o estudante se inscreveu.
Enquanto não for atingido o nível B2, o aluno é obrigado a reinscrever-se no curso de língua e cultura portuguesa até que atinja o referido nível de domínio da língua portuguesa.
No caso dos ciclos de estudos lecionados exclusivamente em inglês, deve ser comprovado o nível de conhecimento da língua em que o curso é ministrado. Para mais informações consulta o site da Escola em que queres ingressar.
Curiosidade: A língua portuguesa é a 4.ª mais falada no mundo. Trata-se da 5.ª língua com maior número de utilizadores na Internet e a 3.ª mais falada no Facebook. Cerca de 261 milhões de pessoas falam português nos 5 continentes.



Pré-Requisitos 2018/2019 (Brevemente Disponível)

Pré-Requisitos 2017/2018 (PDF)




O período de candidaturas para o ano letivo 2018/19 Inicia a 1 de fevereiro de 2018

Candidaturas Online (Brevemente Disponível)

O valor da taxa de frequência a pagar pelo estudante internacional pode ser reduzido até ao valor da taxa paga por estudantes nacionais. Para mais informações contactar a Escola onde pretende estudar. 

 

 

ANO LETIVO 2018/19

1.ª FASE
Candidaturas de 1 de fevereiro a 22 de março

Afixação de resultados: 16 de abril
Matrícula: 17- 30 de abril

2.ª FASE
Candidaturas de 9 de maio a 30 de junho

Afixação de resultados: 27de junho
Matrícula: 17-27 de julho

 

Caso existam vagas sobrantes após a segunda fase, as Escolas poderão disponibilizar estas vagas para uma terceira fase de candidaturas com prazos a definir pelas Escolas. Todos os processos de seleção e matricula deverão estar concluidos até 28 de setembro de 2018.

A candidatura é efetuada online, na plataforma disponível na nossa página e na página da Escola responsável pelo ciclo de estudos.


 


Programas de mobilidade

A internacionalização na ULisboa faz-se a partir de todas as suas áreas de atuação em projetos de ensino e investigação em colaboração com os seus parceiros internacionais. Anualmente a ULisboa recebe estudantes internacionais provenientes de vários países para realizarem um período de estudos em mobilidade.

À disposição dos estudantes que frequentam a ULisboa existem inúmeros programas de mobilidade internacional abertos a estudantes internacionais não só da Europa como do resto do mundo, sendo exemplo disso o Programa Erasmus+ e os inúmeros Acordos de Cooperação com instituições de ensino superior do mundo inteiro.

Os estudantes que frequentam instituições de ensino superior estrangeiras, e que desejam frequentar a ULisboa durante um semestre ou um ano letivo, para adquirir uma experiência internacional, devem contactar o Gabinete de Relações Internacionais da sua instituição de origem, para saber se existe alguma parceria com a ULisboa e de que forma se podem candidatar a um período de mobilidade.


Estudos Pós-Graduados
Todos os estudantes internacionais provenientes quer de um país da União Europeia quer de um país de fora da União Europeia podem candidatar-se aos cursos de Mestrado (2.º ciclo) e de  Doutoramento (3.º ciclo) na ULisboa. As 18 Escolas que constituem a ULisboa oferecem igualmente outros cursos não conferentes de grau (pós-graduação, especialização, livres) aos quais também podes candidatar-te.
Na ULisboa 25% dos mestrados e 35% dos doutoramentos são ministrados totalmente ou parcialmente em inglês e em muitos outros algumas unidades curriculares podem ser ministradas em inglês desde que existam estudantes internacionais no curso.