Acesso e Ingresso na ULisboa - 1.º e 2.º Ciclos

Acesso e Ingresso 1.º e 2.º ciclos

Acesso e Ingresso na ULisboa - 1.º e 2.º Ciclos

Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior


Se vens de um país da União Europeia e pretendes candidatar-te a um dos nossos cursos de Licenciatura (1.º ciclo)  ou Mestrado Integrado (1.º e 2.º ciclo), deves fazê-lo através do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior, que rege o acesso às universidades públicas em Portugal.


Regimes Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior

Para além do regime geral de acesso (especialmente orientado para os estudantes que terminam o ensino secundário em Portugal), existem outros concursos e regimes especiais destinados aos estudantes de países estrangeiros.
Os Regimes Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior português destinam-se a estudantes com habilitações e condições pessoais específicas.


Concurso para Estudantes Internacionais da ULisboa

Os estudantes internacionais que pretendam candidatar-se aos cursos de Licenciatura (1º Ciclo) e de Mestrado Integrado (1º e 2º Ciclos) têm vagas e critérios próprios de acesso fixados anualmente.

No caso dos cursos de Mestrado (2º Ciclo) e de Doutoramento (3º Ciclo) os estudantes internacionais podem apresentar a sua candidatura a todos cursos que abram vagas no ano letivo em que pretendam ingressar. Sendo de referir que alguns destes cursos têm vagas e critérios específicos para estudantes internacionais .


| Estudantes de nacionalidade estrangeira diferente da de um Estado-Membro da União Europeia.
| Estudantes que não sendo nacionais de um Estado-Membro, não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos de forma ininterrupta.
| Estudantes titulares de um diploma de conclusão do ensino secundário ou equivalente no seu país de origem.

No caso de teres duas ou mais nacionalidades e uma delas corresponder à nacionalidade de um Estado-Membro, incluindo  Portugal, não podes candidatar-te a este concurso.


Acesso
Podem candidatar-se à matrícula e inscrição no 1.º ciclo de estudos de Licenciatura e Mestrado Integrado da ULisboa:
| Os titulares de uma qualificação que, no país em que foi obtida, lhes confira o direito de candidatura e ingresso no ensino superior desse país.
| Os titulares de um diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente.
| Os estudantes internacionais que já frequentem o ensino superior, em Portugal ou noutro país, através  de transferência ou mudança de curso (regime de mudança de par instituição/curso).

Ingresso
Para ingresso num curso de Licenciatura ou de Mestrado Integrado através do CEAIEI, os estudantes internacionais devem demonstrar, cumulativamente:
| Qualificação académica nas áreas do saber requeridas para o ciclo de estudos a que se candidatam;
| Um nível de conhecimento da língua portuguesa requerido para a frequência desse ciclo de estudos. No caso dos ciclos de estudo lecionados exclusivamente em inglês, deve ser comprovado o nível de conhecimento da língua em que o curso é ministrado. Para mais informações consulta o site da Escola em que queres ingressar;
| Satisfazerem os pré-requisitos desse ciclo de estudos.


A frequência de qualquer um dos ciclos de estudo de Licenciatura e de Mestrado Integrado na ULisboa exige um domínio independente da língua portuguesa (nível B2, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).
Os candidatos internacionais que possuam apenas o nível intermédio de domínio da língua portuguesa (nível B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) podem candidatar-se ao presente concurso especial de acesso, desde que se comprometam a frequentar um curso anual de língua e cultura portuguesa.
Os candidatos a este concurso especial de acesso têm de apresentar um DEPLE (Diploma Elementar de Português Língua Estrangeira) ou apresentar um certificado B1 emitido por uma Escola da ULisboa ou ainda submeter-se a uma prova de língua e cultura portuguesa promovida pela ULisboa.
Os estudantes internacionais que não tenham frequentado o ensino secundário em língua portuguesa e que não façam prova de ter um DIPLE (Diploma Intermédio de Português Língua Estrangeira, nível B2), ou um certificado B2 emitido por uma Escola da ULisboa comprometem-se a frequentar um curso anual de língua e cultura portuguesa que pode ser simultânea à frequência do 1.º ano do ciclo de estudos em que o estudante se inscreveu.
Enquanto não for atingido o nível B2, o aluno é obrigado a reinscrever-se no curso de língua e cultura portuguesa até que atinja o referido nível de domínio da língua portuguesa.
No caso dos ciclos de estudos lecionados exclusivamente em inglês, deve ser comprovado o nível de conhecimento da língua em que o curso é ministrado. Para mais informações consulta o site da Escola em que queres ingressar.
Curiosidade: A língua portuguesa é a 4.ª mais falada no mundo. Trata-se da 5.ª língua com maior número de utilizadores na Internet e a 3.ª mais falada no Facebook. Cerca de 261 milhões de pessoas falam português nos 5 continentes.



O período de candidaturas para o ano letivo 2017/18 decorrerá de 20 de março a 20 de outubro de 2017

Candidaturas Online

O valor da taxa de frequência a pagar pelo estudante internacional pode ser reduzido até ao valor da taxa paga por estudantes nacionais. Para mais informações contactar a Escola onde pretende estudar. 

 

 

ANO LETIVO 2018/19

 

FIXAÇÃO DE VAGAS
2 de Janeiro de 2017

CANDIDATURAS
20 de março a 2 de outubro

1.ª FASE
Candidaturas de 19 de março a 13 de abril

Afixação de resultados: 2 de maio
Matrícula: 7-18 de maio

2.ª FASE
Candidaturas de 3 de maio a 30 de junho

Afixação de resultados: 13 de julho
Matrícula: 16-27 de julho

3.ª FASE
Candidaturas de 14 de julho a 31 de agosto

Afixação de resultados: 14 de setembro
Matrícula: 17-28 de setembro

 

As vagas não preenchidas na 1.ª fase transitam para a 2.ª fase e o mesmo acontece na fase seguinte.

Estas vagas não contemplam as que venham a ficar livres por os estudantes seriados não se matricularem, podendo, assim, depois das matrículas, haver mais vagas sobrantes. Estas podem ser reaproveitadas na 3.ª fase, na qual devem ser considerados os candidatos seriados em qualquer uma das fases, em lugar não elegível.

A candidatura é efetuada online, na plataforma disponível na nossa página e na página da Escola responsável pelo ciclo de estudos.


 


Programas de mobilidade

A internacionalização na ULisboa faz-se a partir de todas as suas áreas de atuação em projetos de ensino e investigação em colaboração com os seus parceiros internacionais. Anualmente a ULisboa recebe estudantes internacionais provenientes de vários países para realizarem um período de estudos em mobilidade.

À disposição dos estudantes que frequentam a ULisboa existem inúmeros programas de mobilidade internacional abertos a estudantes internacionais não só da Europa como do resto do mundo, sendo exemplo disso o Programa Erasmus+ e os inúmeros Acordos de Cooperação com instituições de ensino superior do mundo inteiro.

Os estudantes que frequentam instituições de ensino superior estrangeiras, e que desejam frequentar a ULisboa durante um semestre ou um ano letivo, para adquirir uma experiência internacional, devem contactar o Gabinete de Relações Internacionais da sua instituição de origem, para saber se existe alguma parceria com a ULisboa e de que forma se podem candidatar a um período de mobilidade.


Estudos Pós-Graduados
Todos os estudantes internacionais provenientes quer de um país da União Europeia quer de um país de fora da União Europeia podem candidatar-se aos cursos de Mestrado (2.º ciclo) e de  Doutoramento (3.º ciclo) na ULisboa. As 18 Escolas que constituem a ULisboa oferecem igualmente outros cursos não conferentes de grau (pós-graduação, especialização, livres) aos quais também podes candidatar-te.
Na ULisboa 25% dos mestrados e 35% dos doutoramentos são ministrados totalmente ou parcialmente em inglês e em muitos outros algumas unidades curriculares podem ser ministradas em inglês desde que existam estudantes internacionais no curso.