Apoio a estudantes oriundos de Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP)
A integração e o sucesso académico dos estudantes universitários PALOP na Universidade de Lisboa (ULisboa) tem sido objeto de preocupação em resultado de um conjunto de dificuldades de natureza social, económica e académica que podem contribuir para a vida e o futuro de muitos desses jovens.
Face ao número significativo de estudantes ao abrigo deste contingente, houve nas Escolas da ULisboa uma crescente consciencialização para as necessidades e dificuldades, particulares, sentidas por estes estudantes.
Das principais dificuldades sentidas, destacam-se os défices em termos de competências linguísticas e competências computacionais. Estas lacunas comprometem fortemente as possibilidades de sucesso, independentemente do empenho e dedicação destes estudantes.
Embora a resolução deste problema exija a consideração de abordagens mais globais, fora do âmbito estrito deste programa considera-se importante lançar um conjunto de iniciativas que possam contribuir para minimizar o impacto negativo destas situações.
Esta atividade tem precisamente como finalidade proporcionar a esses estudantes a frequência de formações que possam facilitar a sua integração na ULisboa. Prevê-se a organização de cursos de curta/média duração, como a utilização de ferramentas informáticas na ótica do utilizador (Windows, Microsoft Office, armazenamento remoto, correio eletrónico); a utilização do sistema FenixEdu; competências linguísticas.