fbpx Apoio na conceção de oferta formativa pós-graduada | ULisboa

Apoio na conceção de oferta formativa pós-graduada

Share Apoio na conceção de oferta formativa pós-graduada

Apoio na conceção de oferta formativa para e/b-learning em pós-graduações e especializações.

É cada vez maior a oferta de formação superior realizada totalmente online e em b-learning, nomeadamente de Pós-graduações e de Cursos de Especialização.

A equipa do e-Learning Lab revela-se disponível para apoiar coordenadores de cursos e docentes responsáveis por diferentes unidades orgânicas na conceção de oferta formativa em regime totalmente online (educação a distância) ou para um regime híbrido (b-learning), parcialmente presencial e parcialmente online.

Pela organização e funcionamento alicerçado sobretudo no ensino mediado por ambientes online, este tipo de estratégias de ensino-aprendizagem traz imensas vantagens, uma vez que os estudantes, sobretudo na formação pós-graduada são, maioritariamente, adultos trabalhadores que dispõem de pouco tempo para as realizar. Porque consegue reduzir barreiras de tempo e espaço, permitindo uma gestão menos institucionalizada do tempo e suplantando distâncias geográficas, os cursos desenvolvidos nestes regimes tornam-se numa mais-valia, na medida em que possibilitam maior flexibilidade do estudante para determinar o próprio ritmo de aprendizagem e maior autonomia na gestão de tempo e na seleção de estratégias de trabalho.

A conceção de oferta formativa totalmente online e em b-learning é distinta das atividades presenciais. Além da disponibilização de conteúdos multimédia e recursos de apoio (criteriosamente seleccionados), esta exige atualmente dinâmicas mais ativas de trabalho online, organização eficiente de espaços de interação em plataforma de suporte, gestão da comunicação/colaboração entre os participantes e novas formas de organizar a avaliação. Por outro lado, o encadeamento das atividades das diferentes unidades curriculares tem que ser bem estruturado, de modo a que não se encontre sobreposição de tarefas nos diferentes espaços online e num mesmo tempo.

Sob uma perspectiva duplamente orientada, focando a dimensão tecnológica e a dimensão pedagógica do ensino mediado por ambientes virtuais, a equipa do e-Learning Lab fornece apoio à conceção de oferta formativa nos regimes totalmente a distância e b-learning, orientando a coordenação dos cursos e docentes) na resposta a questões como:

• Como deve ocorrer o processo de ambientação dos estudantes a um espaço online, antes do início do curso?
  • Como estruturar de forma modelar, um programa de uma unidade curricular para ensino online?
  • Como organizar conteúdos e atividades online em cada unidade curricular? Como se garante a articulação entre as diferentes unidades curriculares?
  • Qual a necessidade de recorrer a e-tutores?
  • Como desenvolver conteúdos multimédia?
  • Que ferramentas, aplicações, sistemas e softwares poderei mobilizar?
  • Qual o número ótimo de estudantes para o regime online?
  • Que dimensão dar ao trabalho síncrono e assíncrono?
  • Como acautelar problemas de acessibilidade?
  • Como organizar a avaliação num curso em e/b-learning?