Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

O sucesso académico dos estudantes é uma preocupação da Universidade de Lisboa.

Share Desenvolvimento Pessoal e Profissional

No sentido de melhorar o seu desempenho académico, promovemos um conjunto de iniciativas dirigidas a todos os estudantes da Universidade de Lisboa.

Iniciativas de Apoio ao Estudante (2019-20): candidaturas abertas entre 1 e 15 de outubro.

Ações de Formação 2020: Informação brevemente disponível.


Contactos
Núcleo de Formação ao Longo da Vida
Reitoria da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade, 1649-004 Lisboa
tel.: +351 210 170 117 | +351 217 967 624 (Ext.: 19118)
email:apoio.estudante@reitoria.ulisboa.pt

 

 

Ativa o teu semestre!

Nesta formação, vamos abordar técnicas eficazes de estudo, distinguir e reconhecer técnicas passivas e ativas de interiorização de conhecimentos e conhecer estratégias eficientes com vista a estabelecer métodos de trabalho que permitam que os estudantes alcancem os seus objetivos de forma eficiente, consistente e serena.

Destinatários: Estudantes de 1º e 2º  ciclos da Universidade de Lisboa

Duração: 3 horas | 1 sessão

Calendarização: 22 de novembro | 10h00 - 13h00

Local: Reitoria - Sala de Conferências 

Formador: Sofia Sá 
Mestre em Psicologia Educacional (especialidade Avaliação de aprendizagens; atualmente a frequentar o PhD Europeu EDITE – European Doctorate in Teacher Education), formadora pedagógica em regime de freelancer na Reitoria ULisboa, Reitoria UPorto, Politécnico de Leiria, Beja, Setúbal e Porto e formadora/consultora de Excel Avançado/ VBA em diversas empresas e institutos públicos. Atualmente Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Técnico, onde leciona uma Unidade Curricular de soft skills no mestrado de Engenharia Informática. 
Desenvolveu formações técnicas e pedagógicas para alunos e docentes no IST e em outras instituições, conhecendo intimamente o Ensino Superior bem como as questões relacionadas com a aprendizagem, avaliação e dinâmicas educativas. Desenvolve investigação na área da implementação de novos métodos pedagógicos no Ensino Superior.

Candidaturas Encerradas


Communicare – Formação em Soft Skills
“No matter what job you have in life, your success will be determined 5% by your academic credentials, 15% by your professional experiences, and 80% by your communication skills.” (Stephen Wang) 

A comunicação é conhecida como uma das soft skills mais solicitadas no mundo empresarial e académico. Um(a) bom(a) comunicador(a) é, acima de tudo, alguém que conhece os princípios pelos quais uma comunicação eficaz se estabelece e os consegue aplicar nas suas conversações a nível pessoal, académico e profissional. 
Nesta formação iremos abordar técnicas e temáticas relacionadas com uma comunicação eficaz e tomar consciência dos principais erros que, consciente ou inconscientemente, se cometem neste âmbito.

Conteúdos:
Comunicação – Conceitos basilares 
Escuta ativa 
Perguntas de sucesso 
Dar feedback eficazmente 
Comunicação não verbal
Comunicação em público 

Destinatários: Estudantes de 1º e 2º ciclos da Universidade de Lisboa

Duração: 6 horas | 2 sessões

Calendarização: 28 e 29 de outubro | 10h00 - 13h00

Local: Reitoria - Sala de Conferências 

Formador: Sofia Sá 
Mestre em Psicologia Educacional (especialidade Avaliação de aprendizagens; atualmente a frequentar o PhD Europeu EDITE – European Doctorate in Teacher Education), formadora pedagógica em regime de freelancer na Reitoria ULisboa, Reitoria UPorto, Politécnico de Leiria, Beja, Setúbal e Porto e formadora/consultora de Excel Avançado/ VBA em diversas empresas e institutos públicos. Atualmente Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Técnico, onde leciona uma Unidade Curricular de soft skills no mestrado de Engenharia Informática. 
Desenvolveu formações técnicas e pedagógicas para alunos e docentes no IST e em outras instituições, conhecendo intimamente o Ensino Superior bem como as questões relacionadas com a aprendizagem, avaliação e dinâmicas educativas. Desenvolve investigação na área da implementação de novos métodos pedagógicos no Ensino Superior.

Candidaturas Encerradas


Software de apoio à investigação
A investigação inerente ao Doutoramento envolve vários processos e momentos que podem beneficiar do uso de software de apoio à investigação. Esta ação centra-se no uso de software para gestão de referências bibliográficas e processo de revisão de literatura, assim como para tratamento e análise de dados qualitativos.

Objetivos:
| Desenvolver competências de utilização de software de gestão de referências; 
| Desenvolver competências de utilização do software NVivo, tais como apoio à revisão de literatura e à transcrição de áudios e vídeos;
| Desenvolver competências de análise, interpretação e apresentação de dados qualitativos com recurso ao software NVivo.
Metodologia:
| A ação conta com apresentação de conteúdos, discussão em grupo sobre as temáticas apresentadas e, essencialmente, com uma componente prática de utilização de software acompanhada pela formadora.

Destinatários: Estudantes de 3º ciclo da Universidade de Lisboa

Duração: 8 horas | 2 sessões

Calendarização: 19 e 22 de novembro | 9h30 - 13h30

Local: Reitoria - Sala de Conferências (dia 19 de Novembro) e Sala de Reitores (dia 22 de novembro) 

Formador: Joana Mata-Pereira 
Joana Mata Pereira é doutorada em Educação, na área de especialidade de Didática da Matemática e docente no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa onde tem lecionado nas áreas da Didática da Matemática, do Currículo e das Metodologias de investigação. No âmbito da utilização do software NVivo, tem lecionado módulos de investigação, workshops e outras formações nos últimos 5 anos.

Requisito: Computador pessoal

Candidaturas Encerradas


Métodos de Trabalho (3º ciclo)

O Doutoramento é um processo longo e que lança diferentes desafios ao longo das etapas da sua realização. Muitas vezes, e concomitantemente, um doutorando assume outros papéis, como os associados ao âmbito familiar, social e/ou laboral. A diversidade de solicitações e a pressão para o desempenho académico podem gerar a necessidade de mobilizar recursos para uma eficaz gestão do tempo e das prioridades.
Este workshop procura desenvolver nos participantes a capacidade de refletir realisticamente sobre o estilo pessoal de funcionamento e sobre o modo como é feita a abordagem às tarefas conducentes à concretização dos objetivos estabelecidos.
Procura, igualmente, facultar algumas estratégias práticas passíveis de serem integradas nos procedimentos de trabalho.

Estrutura da formação: 
| Exploração e tomada de consciência sobre os problemas ao nível da gestão do tempo e metodologias de trabalho;
| Identificação e reconhecimento de alguns padrões tendentes a gerar menor eficácia na abordagem às tarefas;
| Desenvolvimento de competências específicas para uma eficaz planificação do trabalho e do tempo.

Destinatários: Estudantes de 3º ciclo da Universidade de Lisboa

Duração: 4 horas | 1 sessão 

Calendarização: 9 de dezembro | 14:30 - 18:30

Local: Reitoria: Sala de Conferências

Formador: Gabinete de Apoio Psicopedagógico da Faculdade de Ciências  

Candidaturas Encerradas


Design Thinking (sessão de esclarecimentos)

A sessão tem como objetivo sensibilizar os docentes e estudantes de doutoramento para a existência de um conjunto de ferramentas e técnicas para pensar diferente, para ver novas oportunidades e para criar soluções inovadoras com impacto. Centrar-nos-emos na exploração dos princípios, conceitos e etapas do Design Thinking enquanto metodologia colaborativa e criativa de resolução de problemas. Serão igualmente dados exemplos de possibilidades de aplicação desta metodologia em contexto universitário. 
O Design Thinking desenvolve um processo intencional, de modo a chegar a soluções novas, relevantes e com um impacto positivo, contribuindo para aumentar a confiança nas capacidades criativas, mostrando como transformar desafios difíceis em oportunidades. O Design Thinking centra-se na pessoa (começa com uma profunda empatia e conhecimento das necessidades e motivações das pessoas), é colaborativo (beneficia, assim, de diversos pontos de vista e perspetivas e é um processo em que a criatividade de um reforça a criatividade de todos) e é otimista (acredita que todos podemos criar mudança – não importa quão grande é o problema, quão curto é o tempo ou quão baixo é o orçamento).

Destinatários: Docentes e Estudantes de 3º ciclo da Universidade de Lisboa

Duração: 2 horas | 1 sessão

Calendarização: 11 de novembro | 9.30-11.30 

Local: Reitoria | Sala de Conferências

Formadores: Joana Marques e Guilherme Vitorino
Joana Marques - é professora convidada em Metodologias de Pesquisa Educacional no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Integra a Unidade de Inovação Pedagógica e Desenvolvimento de Pessoal do Gabinete de Qualidade do Ensino da NOVA como investigadora (organizando e fornecendo documentação para apoiar a atividade de ensino da Universidade) e como formadora de professores. Mestre em Educação (especificamente na área de Formação de Professores) e doutoranda na área Formação Pedagógica de Professores do Ensino Superior. Colabora nos cursos de formação de professores sobre planeamento, desenvolvimento e avaliação desenvolvidos pela Unidade de Inovação Pedagógica e Desenvolvimento de Pessoal da Universidade NOVA. 
Guilherme Vitorino - professor auxiliar convidado na NOVA IMS nas áreas de Marketing, Inovação e Gestão do Conhecimento e coordena duas Pós Graduações nas áreas da Saúde e Informações e Segurança. É ainda coordenador do curso de Design Thinking da Escola Doutoral da Universidade Nova de Lisboa tendo acompanhado alunos de doutoramento em processos de inovação disruptiva.
Tem uma carreira de mais de 15 anos como responsável de marketing nos setores da Saúde, Media e Telecomunicações sendo formador certificado em Design Thinking e Change Management.

Candidaturas Encerradas

Software de apoio à investigação

A investigação inerente ao Doutoramento envolve vários processos e momentos que podem beneficiar do uso de software de apoio à investigação. Esta ação centra-se no uso de software para gestão de referências bibliográficas e processo de revisão de literatura, assim como para tratamento e análise de dados qualitativos.

Objetivos:
| Desenvolver competências de utilização de software de gestão de referências;
| Desenvolver competências de utilização do software NVivo, tais como apoio à revisão de literatura e à transcrição de áudios e vídeos;
| Desenvolver competências de análise, interpretação e apresentação de dados qualitativos com recurso ao software NVivo.

Metodologia: A ação conta com apresentação de conteúdos, discussão em grupo sobre as temáticas apresentadas e, essencialmente, com uma componente prática de utilização de software acompanhada pela formadora.

Biografia: Joana Mata-Pereira
Joana Mata Pereira é doutorada em Educação, na área de especialidade de Didática da Matemática e docente no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa onde tem lecionado nas áreas da Didática da Matemática, do Currículo e das Metodologias de investigação. No âmbito da utilização do software NVivo, tem lecionado módulos de investigação, workshops e outras formações nos últimos 5 anos.


Métodos de Trabalho (3º ciclo)

O Doutoramento é um processo longo e que lança diferentes desafios ao longo das etapas da sua realização. Muitas vezes, e concomitantemente, um doutorando assume outros papéis, como os associados ao âmbito familiar, social e/ou laboral. A diversidade de solicitações e a pressão para o desempenho académico podem gerar a necessidade de mobilizar recursos para uma eficaz gestão do tempo e das prioridades.
Este workshop procura desenvolver nos participantes a capacidade de refletir realisticamente sobre o estilo pessoal de funcionamento e sobre o modo como é feita a abordagem às tarefas conducentes à concretização dos objetivos estabelecidos.
Procura, igualmente, facultar algumas estratégias práticas passíveis de serem integradas nos procedimentos de trabalho.

Estrutura da formação: 
| Exploração e tomada de consciência sobre os problemas ao nível da gestão do tempo e metodologias de trabalho;
| Identificação e reconhecimento de alguns padrões tendentes a gerar menor eficácia na abordagem às tarefas;
| Desenvolvimento de competências específicas para uma eficaz planificação do trabalho e do tempo.

Formador: Gabinete de Apoio Psicopedagógico da Faculdade de Ciências


Métodos de Estudos Ativos: Transforma a tua aprendizagem

Nesta formação iremos abordar técnicas eficazes de estudo/memorização de conteúdos complexos, distinguir técnicas passivas e ativas de interiorização de conhecimentos e reconhecer técnicas de leitura eficientes, com vista a estabelecer métodos de trabalho que permitam aos estudantes alcançar os objetivos académicos a que se propõem de forma mais consistente e serena.

Formador: Sofia Sá
Psicóloga Educational (ISPA), formadora certificada (CCP) e qualificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), a Sofia Sá ministra formações desde 2003 em diversas áreas, tanto na área técnica como na área comportamental e pedagógica. Assume atualmente o papel de formadora em diversas instituições de Ensino Superior, onde ministra formações a Docentes, Alunos e Funcionários e é consultora externa quer em empresas, quer em institutos públicos.


Mindfulness

Mindfulness, ou atenção plena, significa manter consciência, momento a momento, dos nossos pensamentos, emoções, sensações corporais e ambiente circundante, possibilitando uma atenção deliberada ao que fazemos, como fazemos, sem julgar ou tentar alterar a experiência.

Com consciência do momento presente e eventual perceção de reações automáticas enraizadas, em momentos de stresse e dificuldade serão mais facilmente identificadas possibilidades diferentes de resposta.

Formador: Ana Maria Pinto Basto
As formações serão orientadas por Ana Pinto Basto, Professora de Mindfulness em processo de qualificação no Instituto de Formação Profissional de Mindfulness, Centro de Mindfulness da Universidade da California, San Diego.
Ana é licenciada em Direito com experiência profissional em Gestão Cultural e Comunicação. Praticante de yoga e meditação desde 2010, é professora certificada de yoga desde 2012


Curso de Introdução ao Mindfulness

Capacitar os participantes de técnicas de Atenção Plena (mindfulness) que possibilitem a tomada de consciência da respiração, sensações corporais, emoções e pensamentos, facilitando a atenção ao momento presente e permitindo uma seleção de respostas mais adequadas em situações desafiantes.

Atualmente há um corpo de pesquisa científica que comprova que a prática de mindfulness reduz o stresse, ajuda a lidar com depressão e a ansiedade e aumenta a capacidade de foco, resiliência e inteligência emocional.

Metodologia

Curso estruturado de forma interativa. Em cada sessão o participante será convidado a participar em exercícios de atenção plena (mindfulness) e através do diálogo serão explorados os resultados experienciados. Todas as sessões são acompanhadas com material didático escrito e áudio, com instruções para a prática pessoal.

Formador: Ana Maria Pinto Basto
As formações serão orientadas por Ana Pinto Basto, Professora de Mindfulness em processo de qualificação no Instituto de Formação Profissional de Mindfulness, Centro de Mindfulness da Universidade da California, San Diego.
Ana é licenciada em Direito com experiência profissional em Gestão Cultural e Comunicação. Praticante de yoga e meditação desde 2010, é professora certificada de yoga desde 2012


Gestão do Tempo e Métodos de Trabalho

A multiplicidade de solicitações e exigências faz com que apareçam, com frequência, situações em que sentimos que não estamos a efetuar uma boa gestão do nosso tempo e das nossas prioridades.

Este workshop procura desenvolver nos participantes a capacidade de refletir realisticamente sobre o estilo pessoal de funcionamento, descriminar os erros de julgamento mais comuns quando se planificam atividades e gerar uma abordagem criativa e eficaz à Gestão do Tempo.

Procura, igualmente, facultar algumas estratégias práticas passíveis de serem integradas nos procedimentos de trabalho e estudo.

Estrutura da formação:

| Exploração e tomada de consciência sobre os problemas individuais ao nível da Gestão do Tempo;

| Identificação do tipo funcionamento pessoal e adaptação do estudo/trabalho ao estilo pessoal;

| Estratégias de planificação do tempo.

Formador: Gabinete de Apoio Psicopedagógico da Faculdade de Ciências


Métodos de Trabalho (3º ciclo)

O Doutoramento é um processo longo e que lança diferentes desafios ao longo das etapas da sua realização. Muitas vezes, e concomitantemente, um doutorando assume outros papéis, como os associados ao âmbito familiar, social e/ou laboral. A diversidade de solicitações e a pressão para o desempenho académico podem gerar a necessidade de mobilizar recursos para uma eficaz gestão do tempo e das prioridades.

Este workshop procura desenvolver nos participantes a capacidade de refletir realisticamente sobre o estilo pessoal de funcionamento e sobre o modo como é feita a abordagem às tarefas conducentes à concretização dos objetivos estabelecidos.

Procura, igualmente, facultar algumas estratégias práticas passíveis de serem integradas nos procedimentos de trabalho.

Estrutura da formação:

| Exploração e tomada de consciência sobre os problemas ao nível da gestão do tempo e metodologias de trabalho;

| Identificação e reconhecimento de alguns padrões tendentes a gerar menor eficácia na abordagem às tarefas;

| Desenvolvimento de competências específicas para uma eficaz planificação do trabalho e do tempo.

Formador: Gabinete de Apoio Psicopedagógico da Faculdade de Ciências