Erasmus Mundus

Erasmus Mundus



eu_flag_erasmusmu_A


Erasmus Mundus é um programa de cooperação e mobilidade, no domínio do ensino superior, que promove a União Europeia como um centro mundial de excelência de aprendizagem. O programa apoia cursos europeus de mestrado de elevada qualidade e, reforça a visibilidade e a atratividade do ensino superior europeu nos países terceiros, procura promover as relações interculturais e desenvolver a cooperação de IES de países terceiros, em consonância com as políticas externas da União Europeia.



Fornece, também, bolsas de estudo para os nacionais de países terceiros, a fim de proporcionar melhores oportunidades para estudantes desfavorecidos e vulneráveis sócio- economicamente, a fim de promover a igualdade de acesso ao ensino superior, bem como, para nacionais da União Europeia para estudar em universidades parceiras em todo o mundo. O Erasmus Mundus é, também, uma ferramenta para o diálogo intercultural entre a UE e o resto do mundo, para o efeito, fornece bolsas de estudo para estudantes, docentes e investigadores.


A qualidade e inovação das Escolas e unidades de investigação da ULisboa atrai um número crescente de talentos internacionais para desenvolver projectos e parcerias ao mais alto nível. A ULisboa tem uma extensa experiência em programas de mobilidade financiados pela Comissão Europeia, entre os quais, o Erasmus Mundus. A ULisboa participa em 13 programas na Ação 1, 14 na Ação 2 e 1 na Ação 3.  A ULisboa é coordenadora em 4 destes projetos


O programa conta com três ações.



Programas Conjuntos de Mestrado e Doutoramento de excelência oferecidos por um consórcio de no mínimo três Instituições de Ensino Superior (IES) europeias, ao qual se podem juntar IES de países terceiros.


Esta Ação inclui, igualmente, a atribuição de bolsas para estudantes/doutorandos e docentes, que participem no Programa, para estudar/lecionar no mínimo em duas IES europeias e nalguns casos até seis meses numa IES de um país terceiro parceiro.



Parcerias Erasmus Mundus (ex-Janelas de Cooperação Externa Erasmus Mundus):


Esta Ação visa promover o estabelecimento de Parcerias entre Instituições de Ensino Superior europeias e de países terceiros através da organização de esquemas de mobilidade.



Promoção do Ensino Superior através de projectos que realcem a atractividade e promovam a visibilidade do Ensino Superior europeu no mundo.


O Programa Erasmus Mundus terminou a 31 de dezembro de 2013, no entanto, os projetos a decorrer continuarão a funcionar, incluindo a seleção de estudantes, até ao fim do acordo financeiro dos projetos em causa.


A partir de 2014 algumas atividades suportadas pelo então Programa Erasmus Mundus passaram para o Programa Erasmus +.


A primeira fase de candidaturas já no âmbito do Programa Erasmus + foi lançada em dezembro de 2013. Mais informações poderão ser obtidas no site do Erasmus+.



Testemunhos de estudantes internacionais


Informação detalhada sobre o programa Erasmus Mundus disponível em:


Direção Geral do Ensino Superior


EACEA


Ponto de Contacto Nacional Erasmus Mundus:
Direção-Geral do Ensino Superior
Leonor Santa Clara
Av. Duque D’Ávila n.º 137
1069-016 Lisboa


Tel.: +351 213 126 154
Fax: +351 213 126 020
E-mail: leonor.santaclara@dges.mctes.pt