Música

Música

Música

A atividade musical, tem sido, desde sempre, parte imprescindível da vida universitária na  Universidade de Lisboa (ULisboa), sendo uma das componentes extracurriculares mais participadas.

A ULisboa tem também sido palco do nascimento de vários grupos musicais, em todos os registos que oscilam entre o clássico e popular, o pop, o rock, o punk, o funk, o fado, o reggae e o heavy metal, dando espaço à “veia artística” de muitos estudantes. A ULisboa conta, atualmente, com uma dezena de tunas (mistas, femininas e masculinas) que participam ativamente na vida cultural e académica da universidade em saraus, festivais, cerimónias académicas, entre outros eventos.

Fundado em 14 de Julho de 1961, deu o seu primeiro espetáculo na inauguração do novo Edifício da Reitoria da Universidade de Lisboa, em Dezembro do mesmo ano. O seu primeiro diretor artístico foi o reconhecido musicólogo Mário Sampayo Ribeiro, funções que desempenharia até ao seu falecimento em 1966. O coro passou a partir daí a contar com a direção dos maestros Francisco d'Orey, Fernando Eldoro, José Robert, Luís Almeida, Jorge Alves — e actualmente com o maestro Eduardo Martins.

Sem interrupção de atividades, o C.U.L. tem realizado um conjunto imenso de espetáculos e apresentações em praticamente todos os grandes palcos portugueses, pretendendo proporcionar a amadores a oportunidade de fazer e aprender música, assim como divulgar, principalmente, a música portuguesa.

O Coro da Universidade de Lisboa insere-se, desde 2015, na Associação Coral da Universidade de Lisboa.

Contactos:
e-mail: direcao.acul@ulisboa.pt
Site  

O Coro de Câmara da Universidade de Lisboa foi fundado em Maio de 1997 pelo maestro José Robert, que o dirigiu até Janeiro de 2010. Desde Fevereiro de 2010 é dirigido pelo maestro Luís Almeida.
Em 2014, foi membro ativo e integrante do nascimento da Associação Coral da Universidade de Lisboa - A.C.U.L.

Contactos:
e-mail: direcao.acul@ulisboa.pt
Site

A existência de um Coro Infanto-Juvenil ligado à Universidade (CIUL) é um acontecimento inédito em Portugal, mas muito comum nas universidades europeias. Constituído por crianças com idades entre os 8 e os 13 anos, o trabalho do CIUL caracteriza-se por um elevado nível de exigência artística e por um modo muito próprio de se apresentar em público através de espectáculos coreografados/ encenados. O CIUL promove, desde 2007, duas oficinas de preparação com crianças a partir dos 6 anos.

O CIUL fez a sua primeira apresentação pública em Junho de 2005 na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa tendo sido recebido com enorme entusiasmo por parte do Público; Desde então já realizou mais de 30 concertos por todo o país (Lisboa, Viseu, Guimarães, Lagos, Torres Novas, entre outros). Em 2009, apresentou-se no Centro Cultural de Belém no âmbito dos Dias da Música e realizou ainda, no Grande Auditório, a parte de Coro Infantil da Paixão Segundo S. Mateus de Bach com a orquestra Divino Sospiro sob a direcção de Massimo Mazeo. Também em 2009 recebeu os Pequenos Cantores de Estrasburgo (Philippe Utard) com quem realizou o concerto de encerramento da temporada na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

O CIUL tem um repertório eclético abrangendo a música erudita ocidental  (Mozart, Cherubini , Bach, Rossini, Britten, Shubert, etc,) a música contemporânea (Lopes Graça, Vasco Negreiros- estreia da obra “Trava Lengas e lengas línguas” que lhe foi dedicado -,  Maurice Ohanna, etc.)  assim como a  música étnica de várias origens.

Contactos:
Site


Criada no início do ano letivo de 2013/2014, a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa (OAUL) é uma orquestra destinada a criar um espaço de convívio e partilha da cultura e da música entre todos os elementos da comunidade académica da Universidade de Lisboa que tocam um instrumento.

A OAUL foi criada para assinalar e celebrar a nova Universidade que resulta da fusão das anteriores, Universidade de Lisboa e Universidade Técnica de Lisboa. Este desejo antigo da Universidade de Lisboa começou a ganhar forma através de um inquérito enviado aos alunos da UL e UTL para aferir o interesse dos alunos na criação de uma Orquestra Universitária. Esta Orquestra permite não apenas levar o bom nome da Universidade mais longe mas também enriquecer as valências que os seus elementos, músicos amadores, possuem fora das áreas que diariamente exploram.

Contactos:
Facebook

Faculdade de Arquitectura

ArquitecTuna - Tuna Académica da Faculdade de Arquitectura
Facebook

Faculdade de Belas-Artes

TUBA – Tuna Universitária de Belas-Artes
Facebook

Faculdade de Ciências

VicenTuna
Site

Faculdade de Direito

Barítuna
Site | Facebook

VenusMonti
Site | Facebook

Faculdade de Farmácia

A Feminina – Tuna Feminina da Faculdade de Farmácia
Site | Facebook

TAFUL – Tuna Académica de Farmácia
Facebook

Faculdade de Letras

T-Única – Tuna Feminina da Faculdade de Letras
Site

InoporTuna – Tuna Académica da Faculdade de Letras
Facebook

Faculdade de Medicina

Tuna Médica Universitária
Facebook

Faculdade de Medicina Veterinária

VeTuna – Tuna Mista da Faculdade de Medicina Veterinária
Site

Faculdade de Motricidade Humana

Grupo de Serenatas da Faculdade de Motricidade Humana
Site

Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação

TAPCE – Tuna Académica de Psicologia e Ciências da Educação
Site

Instituto Superior de Agronomia

AgriculTuna – Tuna Académica do Instituto Superior de Agronomia
Site | Facebook

Instituto Superior de Economia e Gestão

Tuna Económicas
Site | Facebook

Instituto Superior Técnico

TUIST – Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico
Site