fbpx Objectivos | ULisboa

Objectivos

Objectivos

O TUT é uma associação de carácter cultural, pedagógico e científico que tem por objecto a promoção das artes performativas e audiovisuais, em particular do Teatro, bem como o desenvolvimento de actividades no âmbito da formação e produção artística, nas áreas do desenvolvimento pessoal, comunicacional e relacional, e ainda de acções específicas de natureza socio-cultural que sejam compatíveis.

Share Objectivos

O TUT entende que a prática teatral se deve constituir como um Laboratório que realiza uma transversalidade de saberes - como a arte, a educação, a comunicação e a ciência – instaurando um espaço imprescindível de liberdade, de intimidade e de experimentação, de si próprio, com os outros e com o mundo em que vivemos.

Através do jogo teatral, da linguagem cénica e das emoções dramáticas, sem esquecer uma experiência vivencial de inter-relacionamento humano, fundamental para habitar plenamente na nossa complexa sociedade, o TUT tem oferecido a possibilidade de adquirir um conjunto de instrumentos que viabilizem uma leitura crítica e criativa da realidade sociocultural que nos rodeia.

O teatro, particularmente na universidade, sendo um laboratório da vida; analisa-a, recriando-a; ouve-a, dando-lhe voz; observa-a, dando-a a ver; experimenta-a, submetendo-a à prova do bico de Bunsen – que é a cena; numa procura intemporal do verso uno, num encontro permanente dos versos plurais, e numa construção, cada dia renovada, no seio da Alma Mater universitária. No caso específico do TUT, o teatro é uma necessidade, para que a ULisboa cumpra a sua função de desenvolvimento global do ser humano, uma vez que faculta um espaço de reflexão, de expressão e de estímulo à comunicação, criatividade e imaginação, que se revelam conjuntamente fundamentais para qualquer formação de carácter superior.

O grupo é constituído por estudantes, professores e investigadores das várias Faculdades e Institutos Superiores que integram a ULisboa.