Piloto de Sistema de Avaliação Remota (SAR)

Piloto de Sistema de Avaliação Remota (SAR)
A FCCN em conjunto com a Universidade de Lisboa e outras instituições de ensino superior, decidiu promover um estudo para escolher o melhor Sistema para a realização de Avaliações Remotas (SAR).
Objetivo
O afastamento social imposto pela pandemia do COVID-19 criou um problema de difícil resolução na realização de avaliações escritas no ensino superior.
As ferramentas existentes para a realização de exames online falham quando se pretende que esses exames sejam feitos remotamente e não numa sala especifica para o efeito. Isto porque não estão equipados com ferramentas anti-fraude que impeçam os examinados de violarem as regras de realização dos exames.
A FCCN em conjunto com a Universidade de Lisboa e outras instituições de ensino superior, decidiu promover um estudo para escolher o melhor Sistema para a realização de Avaliações Remotas (SAR).
Após uma análise preliminar foram escolhidos quatro SAR finalistas:
- ProctorExam
- Respondus
- ExamNet
- TestWe
ULisboa
Todos os docentes do ensino superior e politécnico poderão participar na avaliação de cada um dos SAR, mas a gestão da avaliação de cada um deles cabe a uma entidade especifica. À ULisboa coube a gestão do SAR ProctorExam.
É da responsabilidade da Universidade de Lisboa gerir a atribuição de licenças do ProctorExam, recolher os resultados dos testes efetuados pelos docentes nas suas disciplinas, e gerir os problemas que possam existir durante a realização dos testes.
Outros parceiros
Para além da FCCN , estão também a colaborar o projeto as seguintes instituições:
- TestWe – Instituto Politécnico de Bragança
- ExamNet – Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
- Respondus – Universidade de Aveiro
Descrição do SAR
O ProctorExam é uma solução desenvolvida e gerida na Europa, o que resolve alguns dos problemas impostos pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados que permite efetuar a vídeo-vigilância dos examinados durante a realização da avaliação (https://proctorexam.com)
As principais características distintivas do ProctorExam são:
- Utiliza um Plug-in para Chrome
- Coloca o browser em modo kiosk, não permitindo o acesso a outros recursos que não a avaliação
- Permite a video-vigilância interativa por docentes e por especialistas contratados para o efeito
- Permite a gravação da vídeo-vigilância para posterior análise
- Possui deteção automática de fraude na gravação para posterior análise
- Efetua a identificação inicial da face do examinado e do seu cartão de identificação
- Captura imagens da webcam do computador e opcionalmente da câmara do telemóvel. Para este último caso requer a instalação de uma App.
- A Webcam é obrigatória, mas pode ser simulada através da câmara de um telemóvel através de apps especificas (e.g. https://iriun.com)
- Pode ser integrado com o Moodle ou utilizado standalone. Neste último caso é necessário carregar no site do ProctorExam os endereços de email dos alunos que irão ser avaliados e o endereço do sítio onde a avaliação se vai realizar.
Política de Atribuição
A atribuição de licenças será efetuada por ordem de solicitação até que se esgotem. No entanto, serão priorizados os pedidos que aumentem a dispersão e a natureza dos testes efetuados. Em particular procuram-se testes:
- Em diferentes escolas;
- Com diferentes tipos de vídeo-vigilância (só gravação, ao vivo, ao vivo com especialistas)
- Com diferentes tipos de plataformas de avaliações (e.g. Moodle, EdX)