fbpx Three Minute Thesis | ULisboa 3MT® | ULisboa

Three Minute Thesis | ULisboa 3MT®

Three Minute Thesis | ULisboa

Three Minute Thesis | ULisboa 3MT®

A competição 3MT® ULisboa oferece aos estudantes de doutoramento da Universidade de Lisboa a oportunidade de desenvolver novas competências de comunicação.

Share Three Minute Thesis | ULisboa 3MT®

3-Minute Thesis (3MT®) é uma competição académica que pretende estimular as competências de comunicação de ciência de alunos de doutoramento, inspirada num formato desenvolvido e patenteado pela Universidade de Queensland (Austrália). A sua primeira edição realizou-se em 2008 e, desde aí, a popularidade tem vindo a aumentar, realizando-se atualmente em mais de 900 universidades de 80 países, em todo o mundo.

A Universidade de Lisboa promove pela primeira vez uma edição desta competição em 2023, desafiando os seus estudantes de doutoramento a explicar o impacto da sua investigação a um público não especializado, em apenas três minutos e recorrendo a um único diapositivo.

Ao participarem nesta iniciativa, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver competências únicas, como comunicar ideias complexas de forma simples e com criatividade, para públicos diversos e com gestão otimizada de conteúdos e tempo, para além de fomentar a interdisciplinaridade e o conhecimento mútuo na Universidade de Lisboa.

Partilhe a sua investigação!

Porquê participar?

• Desenvolver competências: Participar no 3MT® ULisboa estimula competências de comunicação de ciência e desenvolve a capacidade dos participantes explicarem de forma clara e eficaz a sua investigação numa linguagem apropriada a um público não especializado. Os finalistas selecionados terão acesso a formação na área de comunicação e gestão de ciência.
  • Promover a cultura científica: O 3MT® ULisboa representa uma oportunidade valiosa para os estudantes de doutoramento se reunirem, conhecerem e conversarem sobre a sua investigação, com o potencial de estabelecerem futuras colaborações. Representa também um estímulo adicional para desenvolver a formação em comunicação e gestão de ciência.
  • Construir laços externos: O 3MT® ULisboa constitui uma oportunidade de reconhecimento, no meio académico e no mercado de trabalho, assim como de desenvolvimento profissional.

A quem se destina?

São elegíveis para esta competição todos os estudantes de Doutoramento inscritos no 3.º ou anos seguintes de um Programa de Doutoramento da Universidade de Lisboa no presente ano letivo.

Como se processa?

A competição está organizada em duas fases:

• Fase 1: os candidatos submetem um vídeo de três minutos acompanhado de um único slide. O júri irá selecionar os finalistas, com base em critérios de compreensão e clareza do conteúdo científico, envolvimento do público e comunicação.
  • Fase 2: os finalistas participam na formação em comunicação e gestão de ciência e na competição final 3MT® ULisboa,  ULisboa, na qual é selecionado(a) o(a) vencedor(a).

Prémios

O primeiro classificado na competição 3MT® ULisboa recebe um prémio de 5.000 €, o segundo classificado recebe 2.000 € e o terceiro classificado recebe 1.000 €. Os candidatos na Fase 1 receberão um certificado de participação. Os finalistas têm acesso a uma formação em comunicação e gestão de ciência.

Para questões relacionadas com o 3MT® ULisboa, por favor contacte: 3MT@reitoria.ulisboa.pt

Submeter a candidatura à Fase 1 da competição através do formulário disponível até 1 de março de 2023.

Para ser considerada válida, a candidatura deve incluir:

1. O formulário preenchido;
  2. O vídeo de três minutos, em língua inglesa;
  3. O consentimento de recolha e tratamento de dados pessoais.

As comunicações a concurso ao 3MT®, seja em formato vídeo na Fase 1, seja presencialmente em palco na Fase 2, têm de seguir as seguintes regras:

• Duração máxima de três minutos. As comunicações que excedam três minutos não serão aceites. Considera-se que o tempo começa a contar quando o/a candidato/a inicia a apresentação por meio do movimento ou fala, até ao momento em que a termina;
  • Comunicação em língua inglesa;
  • É permitido um único diapositivo estático – sem transições, animações ou qualquer tipo de movimento. Na Fase 1, este diapositivo não é incluído ou embebido no vídeo, mas sim submetido em separado, em formato pdf, em campo destinado para o efeito no formulário de candidatura. O título do diapositivo deve conter Universidade de Lisboa, o nome do participante, título da comunicação e área de investigação. Na Fase 2, o diapositivo é exibido a partir do início da comunicação do(a) candidato(a).
  • Não são permitidos adereços (por exemplo objetos, trajes, ponteiros laser, instrumentos musicais, equipamentos de laboratório, fundos animados, etc.).
  • O vídeo e áudio não podem sofrer qualquer tipo de edição (cortes, paragens, efeitos, etc.). O vídeo tem de ser gravado de um único take e a câmara deve estar estática.
  • As comunicações são em discurso falado (sem canções, rap ou poemas).
  • Na Fase 2, as comunicações devem começar a partir do palco.
  • Não são permitidos aparelhos eletrónicos durante a gravação do vídeo (documentos de som e vídeo).
  • Os vídeos que não cumpram estes critérios não serão considerados. Os vídeos elegíveis serão avaliados pelo Júri, cuja decisão é final.

O júri seguirá os seguintes critérios na sua avaliação:

Conteúdo científico

• A comunicação dá um contexto claro para a questão de investigação?
  • A comunicação transmite claramente a estratégia de investigação e os resultados obtidos?
  • A comunicação transmite claramente as conclusões e o impacto da investigação?
  • O(a) candidato(a) soube gerir o tempo na sua comunicação?
  • Data-limite para candidatura – 1 de março de 2023
  • Anúncio dos finalistas – até 21 de abril de 2023
  • Formação em Comunicação e Gestão de Ciência para finalistasF – 11 e 12 de maio de 2023
  • Competição Final 3MT® ULisboa 2022/23 – 18 de maio de 2023