José Manuel Pinto Paixão

José Manuel Pinto Paixão
Escola 
Faculdade de Ciências
Cargo / Função 
Vice-Reitores
Categoria Profissional 
Professor Catedrático
Licenciatura 
Matemáticas
Doutoramento 
Management Science
Nota Biográfica 

José Manuel Pinto Paixão nasceu em Faro (Sé), em 1950.

Licenciou-se em Matemáticas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1973) e doutorou-se em Management Science pelo Imperial College of Science and Technology, Reino Unido, (1984).

É Professor Catedrático do Departamento de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências onde leciona desde 1972. É membro do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional (CMAF/CIO; unidade de investigação resultante da junção do Centro de Matemática e Aplicações Fundamentais (CMAF) e do Centro de Investigação Operacional (CIO). Coordenou o CIO desde a sua fundação em 1993 até 2003. Anteriormente, integrou o Centro de Estatística e Aplicações do INIC que coordenou no período 1987/92. Em 1972, foi bolseiro de investigação no Centro de Cálculo Científico da Fundação Calouste Gulbenkian.

Realiza actividade docente e de investigação científica na área de Investigação Operacional, especialmente devotada ao estudo e desenvolvimento de modelos de Optimização Combinatória aplicados à resolução de problemas da vida real.

É autor ou co-autor em cerca de uma centena de artigos científicos publicados em revistas e livros com sistema de revisão pelos pares. Liderou diversos projectos de I&D financiados pela Junta Nacional de Investigação Científica (JNICT), Agência de Inovação (AdI) e Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Foi orientador de 13 dissertações de Doutoramento, 24 teses de Mestrado e 44 relatórios de Estágio.

Desenvolveu diversas das actividades de transferência de conhecimento e I&D+i. Designadamente, foi membro de Conselho de Administração do Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia (ICAT) o qual presidiu no período (2004/07), dirigiu a TTC@UL – Oficina de Transferência de Tecnologia e de Conhecimento da Universidade de Lisboa (2005/07), coordenou acções de consultadria e projectos em consórcio muitos dos quais com as principais empresas nacionais operando em diversos sectores como a produção de papel, fabrico de cimento, distrbuição de combustíveis, produção de bebidas e transporte de passageiros.

No âmbito da valorização económica da Ciência, coordenou o estudo dos processos necessários à criação de uma estrutura veículo associada a um Fundo de Investimento de Capital Semente, contratualizado com o IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresa e à Inovação, (2007/08). No mesmo quadro de intervenção, coordenou o projecto VPE@UL – Valorização do Potencial Empreendedor na UL, financiado pela AdI – Agência de Inovação (2006/07).

Exerceu várias funções dirigentes na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa: Director (2009/13), Presidente do Conselho Directivo (1995/2001), Presidente do Conselho Científico (1993/2001), Presidente do Departamento de Informática (1990/93). Foi membro eleito para o Senado da UL (2006/09) no qual, permaneceu por inerência de funções até 2013. Nesta última condição, no período 1993-2002, integrou a Asssembleia da Universidade e o Senado da UL. Integrou o grupo de trabalho conjunto preparatório do processo de fusão universitária conducente à criação da ULisboa (2011/13).

Entre Abril e Outubro 2003, exerceu o cargo de Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Ciência e do Ensino Superior no XV Governo de Portugal, com intervenção directa no pacote legislativo aprovado na AR em 2003 (alterações à Lei de Bases da Educação, Lei do Financiamento do Ensino Superior e Lei da Autonomia Universitária).