fbpx Unite!4Future: a visão da universidade do futuro dá uma viagem a Grenoble | ULisboa

Unite!4Future: a visão da universidade do futuro dá uma viagem a Grenoble

Unite!4Future: a tua visão da universidade do futuro

Unite!4Future: a visão da universidade do futuro dá uma viagem a Grenoble

Share Unite!4Future: a visão da universidade do futuro dá uma viagem a Grenoble

Já estão abertas as inscrições para a 2.ª edição da Unite!4Future. Para participar, os estudantes devem reunir uma equipa das universidades Unite!, preparar um vídeo com a sua visão da universidade do futuro, enviar antes do dia 15 de Maio e concorrer com outras equipas para ganhar uma viagem com todas as despesas pagas na Grenoble INP | UGA.

À semelhança da primeira edição, o objetivo principal do Programa Unite!4Future é cativar a participação de estudantes das sete universidades parceiras da aliança, com o objetivo de apelar a ideias criativas sobre o que se pode esperar de uma universidade do futuro. Com um formato de concurso, numa abordagem ascendente, o Unite!4Future permitirá a participação dos estudantes, apresentando ideias concretas, originais e implementáveis que tragam valor acrescentado para toda a comunidade Unite! Os projetos são "não académicos", mas relacionados com todos os outros aspetos da experiência de estudantes universitários e da vida quotidiana no campus.

As ideias devem abordar pelo menos um dos seguintes tópicos:

• Diversidade e inclusão - questões como Deficiências, Desvantagens, Dificuldades, etc.
  • Ambiente e sustentabilidade - competências e atitudes sobre alterações climáticas e desenvolvimento sustentável, permitir mudanças comportamentais, valores culturais e sensibilização para o desenvolvimento sustentável, hábitos de consumo, e estilos de vida, etc.
  • Experiência académica, mobilidade e línguas - atividades interculturais, projetos de acolhimento e de integração para novos estudantes, etc.
  • Digitalização - competências digitais e competência de desenvolvimento de aplicações, etc.

As candidaturas estão abertas!
De 31 de Janeiro a 15 de Maio os estudantes podem candidatar-se ao programa Unite!4Future. Só têm de reunir uma equipa de estudantes com outras universidades parceiras do Unite! e preparar um vídeo com a sua visão da universidade do futuro.

O que há a ganhar com isso?

• Obter apoio técnico para ajudar a tornar a tua ideia num projeto implementável;
  • Participar numa “Unite!4Future Week” na Grenoble INP | UGAU repleta de atividades com toda a equipa;
  • Todas as despesas de viagem incluídas (transporte, alojamento, alimentação e atividades).
  • A possibilidade de ver a sua ideia implementada, através do mentoring a que poderão ter acesso;
  • Uma motivante experiência internacional através do Unite!.

Requisitos de participação

• Os estudantes têm de estar matriculados numa das Universidades Unite! (ULisboa, TU Darmstadt, Aalto University, KTH Suécia, Grenoble INP-UGA, PoliTO ou UPC Barcelona);
  • As candidaturas têm de ser submetidas em inglês;
  • Cada equipa deve incluir estudantes de, pelo menos, 3 Universidades Unite!;
  • A candidatura deve abordar pelo menos um dos tópicos mencionados anteriormente;
  • Todas as atividades do projeto devem ser concebidas com a possibilidade de serem aplicáveis em todas as Universidades da equipa;

Como candidatar?
A candidatura deve incluir:

• Formulário de candidatura da equipa
  • Descrição do projeto em formato vídeo (10 min máx.).

Descarregar o guia do candidatura Unite!4Future

O Unite! criou uma ferramenta que permite aos estudantes encontrarem colegas para formar uma equipa, o Metacampus. Aqui podem encontrar parceiros, esclarecer qualquer dúvida que possam ter e submeter a sua candidatura

Esclarecimento de dúvidas
Outras questões podem ser tratadas via Metacampus ou através do Ponto de Contacto em cada universidade parceira da aliança Unite!
Todas as mensagens de e-mail para os pontos de contacto devem indicar 'Unite!4Future' no Assunto.
Contacto da ULisboa: unite4future@tecnico.ulisboa.pt