fbpx “4 American Women Poets” | ULisboa

8 de Março de 2023
Auditório da Cantina Velha

“4 American Women Poets”

Ligando práticas artísticas e de investigação, musicais e literárias, “4 American Women Poets” é um projeto de canções spoken word de poetisas americanas.

Share “4 American Women Poets”

Trata-se de uma pedagogia original de Bernardo Palmeirim (Professor Auxiliar de Estudos Norte-Americanos na Faculdade de Letras da ULisboa e músico) que liga crítica e interpretação literária à arte performativa, numa lógica de co-criação entre professor e alunos. Utiliza a canção spoken word (poesia recitada sobre música) como um veículo privilegiado para alunos universitários se relacionarem com a poesia não só intelectual como afetivamente.

A primeira série deste projeto celebrou poemas de Walt Whitman ligados ao tema do oceano. Esta nova série, celebra a Mulher através de quatro grandes poetisas americanas: Elizabeth Bishop, Sylvia Plath, Adrienne Rich e Joy Harjo. Cada uma de quatro alunas escolheu uma poetisa americana e seguidamente um poema que verse sobre a Mulher e que lhe falasse pessoalmente. Discutiram as poetisas e seus poemas em conjunto, e de seguida foi pedido a cada aluna que criasse um moodboard: que ilustrasse uma folha impressa do poema com cores, desenhos, palavras, sugestões de sons ou outras alusões ­­— de forma a inspirar Bernardo Palmeirim enquanto compositor e facilitador musical. Seguindo este método interartes, cada aluna criou uma gramática: um manual de inspiração baseado na sua interpretação do poema, a partir do qual Bernardo Palmeirim viria a se inspirar para compor uma base musical (instrumental e eletrónica) sobre a qual, por sua vez, cada aluna irá recitar o poema: assim transformado, numa cadeia de inspirações, em canção spoken word.

O espetáculo será acompanhado por videoarte criada especificamente para este evento por uma das alunas — Mariana Belo, licenciada em Cinema —, oferecendo uma experiência imersiva de música, imagem e poesia. Aos primeiros 15 membros da assistência será oferecido um CD do projeto.

Leituras: Lúcia Sousa, Mariana Belo, Mariana Paiva, Mariana Ribeiro
Música: Bernardo Palmeirim

Projeto financiado pelo American Corner da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e com o apoio da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, da Embaixada dos EUA e do Centro de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da ULisboa.

Entrada livre.
Duração: 40m.