fbpx Antigo estudante do Instituto Superior Técnico é o primeiro português a receber a medalha Richard H. Driehaus | ULisboa

Share Antigo estudante do Instituto Superior Técnico é o primeiro português a receber a medalha Richard H. Driehaus

Um júri internacional decidiu distinguir o engenheiro civil pelas suas “contribuições significativas” na Preservação do Património.

O engenheiro Vítor Cóias, antigo estudante de Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico, foi galardoado com a Medalha Richard H. Driehaus para a Preservação do Património 2020 pelas suas “contribuições significativas” no setor. O júri internacional decidiu distinguir Vítor Cóias por “ser pioneiro na investigação e defesa das técnicas de construção que respeitam as tradições arquitetónicas do país”, considera o jurado em comunicado de imprensa.

Tal como é referido no comunicado difundido pela organização do prémio, o alumnus do Instituto Superior Técnico “dedicou a sua carreira à investigação, desenvolvimento e difusão de técnicas de construção que respeitam a integridade do património e do meio ambiente”. O trabalho desenvolvido por Vitor Cóias “evitou a perda de um património insubstituível, que teria sido demolido e substituído por estruturas de aço e cimento”.

A organização do prémio destaca ainda o contributo do antigo estudante do Instituto Superior Técnico “como divulgador para o público em geral e especializado, graças à continuidade e coerência das suas numerosas iniciativas para promover a melhor conservação do património arquitetónico e das tradições da construção através de um sem número de conferências, publicações, entrevistas, e especialmente da revista Pedra & Cal e plataformas cívicas como o Grémio do Património ou o Fórum do Património”.

“A paixão pelo seu trabalho levou-o a criar várias empresas especializadas no diagnóstico e nas medidas preventivas necessárias para reparar danos estruturais em edifícios históricos”, pode ler-se ainda na biografia do alumnus que consta na página da International Network for Traditional Building, Architecture & Urbanism (INTBAU).

A Medalha Richard H. Driehaus para a Preservação do Património reconhece “empresários, promotores, presidentes de fundações ou de outras instituições que tenham realizado “contribuições significativas para a preservação do património”, dando continuidade às tradições arquitetónicas na Península Ibérica.

O galardão será entregue a 19 de novembro próximo na Real Academia de Belas Artes de San Fernando, em Madrid, juntamente com o Prémio Rafael Manzano de Arquitectura, concedido a Fernando Martín Sanjuan.

A organização do prémio é da responsabilidade da INTBAU, uma rede internacional que promove a construção, a arquitetura e o urbanismo tradicionais, e que tem como patrono e fundador o Príncipe de Gales, Carlos, filho mais velho da rainha Elizabete II do Reino Unido.