fbpx Antigos estudantes do Instituto Superior Técnico assinam trabalhos premiados pela APREN | ULisboa

Share Antigos estudantes do Instituto Superior Técnico assinam trabalhos premiados pela APREN

Mário Vieira foi o vencedor na categoria de tese de doutoramento, e José Cardoso venceu uma menção honrosa na categoria de tese de mestrado.

Mário Vieira, antigo aluno de doutoramento do Instituto Superior Técnico, foi um dos grandes vencedores do Prémio Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) 2020, na categoria de tese de doutoramento. O alumnus José Cardoso arrecadou, por sua vez, uma menção honrosa na categoria de tese de mestrado.

O galardão é atribuído anualmente às melhores dissertações académicas realizadas em Portugal, no domínio da eletricidade de origem renovável.

O prémio, no valor de 2.000 euros distinguiu a tese de doutoramento intitulada “Viability of Structural Health Monitoring Systems on the Support Structures of Offshore Wind”, orientada pelos professores Luís Reis e Elsa Henriques do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), e pelo professor Brian Snyder, docente da Louisiana State University.

O trabalho premiado com a menção honrosa, da autoria de José Cardoso, tem por base o projeto de investigação liderado por Mário Vieira, e centra-se num dos casos de estudo em que o mesmo se decompõe. “A ideia foi de desenvolver um novo tipo de fundação para turbinas eólicas offshore, de capacidade flutuante”, começa por explicar José Cardoso. A dissertação de mestrado focar-se-ia “no desenvolvimento de modelos numéricos adequados que permitissem analisar a magnitude dos carregamentos impostos à estrutura, tais como o vento e as ondas do mar, durante o transporte e os seus efeitos”, evidencia o alumnus.