fbpx Cientista português eleito membro da Organização Europeia de Biologia Molecular | ULisboa

Cientista português eleito membro da Organização Europeia de Biologia Molecular

Share Cientista português eleito membro da Organização Europeia de Biologia Molecular

Bruno Silva-Santos, professor associado com agregação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e vice-diretor e investigador principal do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM, Portugal), foi eleito membro da Organização Europeia de Biologia Molecular.

O Professor Bruno Silva-Santos dirige desde 2005 um laboratório no iMM onde estuda a interação entre o sistema imunitário e tumores malignos; e desenvolve estratégias de imunoterapia contra o cancro que têm por base um sub-tipo especifico de glóbulos brancos – os linfócitos T gama-delta. O processo de expansão e diferenciação destas células anti-tumorais, patenteado em 2011, esteve na génese da startup portuguesa Lymphact, recentemente adquirida pela empresa britânica GammaDelta Therapeutics, associada ao grupo farmacêutico Takeda.

Bruno Silva-Santos, junta-se agora ao leque de 19 cientistas em Portugal que integram esta organização, entre os quais Maria do Carmo Fonseca e Maria M. Mota, respetivamente Presidente e Diretora Executiva do iMM e Mónica Bettencourt Dias, Diretora do Instituto Gulbenkian de Ciência.