Passar para o conteúdo principal
Prémios

Filipe Duarte Santos vence Prémio Ciência Viva Media 2024

O Prémio Ciência Viva Media 2024 foi atribuído ao podcast 'A Escala do Clima' de Filipe Duarte Santos, geofísico e Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da ULisboa, em colaboração com o jornalista Francisco Sena Santos.

Fotografia de Filipe Duarte Santos

Em antena desde 2021, disponibilizado pela RTP/Antena1 e por todas as plataformas de podcast, este projeto conta já com mais de 130 episódios. Os autores convidam especialistas de áreas tão variadas, como justiça climática, geopolítica, políticas ambientais, transição energética, floresta, agricultura sustentável, biodiversidade, mobilidade elétrica ou oceano.

"Há muitas maneiras de olhar para o nosso futuro, mas nenhuma pode virar a cara à crise climática" é o mote desta produção que explora semanalmente as causas, impactos e ramificações das alterações climáticas a nível ambiental, socioeconómico, político e de saúde pública.

Filipe Duarte Santos possui um Mestrado em Geofísica pela Universidade de Lisboa e um Doutoramento em Física Teórica pela Universidade de Londres. Foi Investigador em Ciências Geofísicas e Alterações Globais e Desenvolvimento Sustentável no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da ULisboa. Desde 1979, foi Professor Catedrático de Física, Geofísica e Ambiente na Universidade de Lisboa e Diretor do programa de Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, que envolve a Universidade de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa.

Autor de mais de uma centena de artigos nas áreas de Física Nuclear, Astrofísica Nuclear e Mudanças Globais, foi o coordenador do Projeto SIAM, “Alterações Climáticas em Portugal. Cenários, Impactos e Medidas de Adaptação” e Investigador Principal em vários projetos de investigação na área das alterações climáticas e ambiente. Foi também nomeado pelo Ministério do Ambiente coordenador do Grupo de Trabalho da Estratégia Nacional para as Zonas Costeiras (2014). Atualmente, é Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS).

Fonte: Faculdade de Ciências da ULisboa

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Bolsas de Estudo Grupo Tordesilhas e Fundação Carolina 2025 | Candidaturas Abertas
HealthNews conquista prémios de inovação em média dois anos consecutivos
Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos | Candidaturas abertas até 14 de fevereiro de 2025