Iniciativas de Apoio M23

A decisão de voltar a estudar é, muitas vezes, acompanhada pelo medo de falhar e pelo receio da avaliação numa fase de vida, não raro, tardia. Trabalhar a autoconfiança do candidato, promover o desenvolvimento de competências ao nível da matemática e da língua portuguesa, assim como apoiar no planeamento do estudo e na preparação processo de candidatura são fundamentais para promover o sucesso do candidato e futuro estudante. Nesse sentido, a Universidade de Lisboa promove Iniciativas de Apoio - Oficinas de Escrita, Oficinas de Matemática e Ateliês.

A organização das Iniciativas de Apoio está a cargo do Núcleo de Formação ao Longo da Vida em colaboração com docentes nas áreas de ciências e letras e psicólogos da Universidade de Lisboa.

A Universidade de Lisboa promove estas Oficinas para potenciar o desenvolvimento de competências na área da Língua Portuguesa, que favoreçam o sucesso no acesso e progressão em qualquer ciclo de estudos superior.

Duração: 64 horas
Valor: 220,00 €
Módulos:
1. Etapas do processo da escrita: planeamento, composição, revisão, reescrita.
2. Aspetos linguísticos da organização textual: coesão e coerência textual.
3. Formas de organização da informação em diferentes modelos textuais: textos expositivos e textos argumentativos.
4. Estrutura sintática e pontuação.
5. Áreas críticas da construção frásica.
6. Questões de ortografia e acentuação.

"Para mais informação, contacte o Núcleo de Formação ao Longo da Vida"

A Universidade de Lisboa promove esta Oficina para potenciar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao ingresso e progressão num ciclo de estudos superior na área das ciências e tecnologia.

Duração: 100 horas
Valor: 350,00 €

Módulos:

Módulo I – Módulo inicial

Módulo II – Trigonometria e Geometria

Módulo III – Complexos

Módulo IV – Funções

Módulo V – Estatística

Módulo VI – Probabilidades

Módulo VII – Dúvidas

Para mais informações, contacte o Núcleo de Formação ao Longo da Vida.

Alguns dos elementos que devem instruir o processo de candidatura, nomeadamente, o CV e a Carta de Motivação, são alvo de avaliação, fazendo com que alguns candidatos perspetivem a elaboração destes documentos como um primeiro obstáculo ao seu sucesso. Procurando atenuar a dificuldade que a elaboração destes documentos pode constituir e procurando sensibilizar os candidatos para a necessidade de uma reflexão prévia sobre as motivações subjacentes ao ingresso no ensino superior e sobre o seu percurso de vida, promovemos o ateliê Como elaborar uma Carta de Motivação e o Curriculum Vitae?

O ateliê é composto por duas sessões de formação. Numa primeira sessão serão discutidas questões sobre a construção dos dois elementos e serão fixados os pontos de partida para a sua elaboração. A segunda sessão será utilizada para otimizar os elementos, o CV e a Carta de Motivação.

Duração: 4 horas (2h + 2h)

Valor: 20,00 €

Número mínimo de formandos: 5

O sucesso no percurso académico dos candidatos e futuros estudantes passa, em muito, pela capacidade de planear e organizar o estudo. No entanto, o afastamento do sistema de ensino dificulta a retoma do estudo, nomeadamente, a capacidade de organizá-lo, quer do ponto de vista da metodologia utilizada, quer do ponto de vista da gestão do tempo. Procurando atenuar estas dificuldades, e munindo o candidato de diferentes instrumentos que podem enriquecer o seu estudo, promovemos o ateliê Como organizar o estudo?

Duração: 2 horas

Valor: 10,00 €

Número mínimo de formandos: 5

O distanciamento do sistema de ensino e o receio de falhar no momento de avaliação acabam inevitavelmente por criar ansiedade, podendo ser um entrave ao sucesso no percurso académico dos candidatos que se propõem ingressar no ensino superior. Numa tentativa de atenuar estas dificuldades, promovemos o ateliê Como gerir a ansiedade?

Duração: 2 horas

Valor: 10,00 €

Número mínimo de formandos: 5

A falta de “à vontade”, o receio do confronto direto com o júri de provas e a ansiedade própria de um momento de avaliação são fatores que podem influenciar negativamente o sucesso do candidato na fase de entrevista e apreciação curricular. No sentido de desenvolver atitudes e competências essenciais para uma entrevista de seleção, fomentando simultaneamente a autoconfiança do candidato promovemos o ateliê Como Preparar-se para uma entrevista de seleção?

A escolha do curso pode ser determinante no sucesso académico dos candidatos e futuros estudantes. Contudo, e não raro, as suas escolhas resultam de decisões precipitadas, influenciadas e/ou desinformadas. Neste contexto, e com o objetivo de auxiliar os potenciais candidatos não tradicionais que planeiam retomar os seus estudos na Universidade de Lisboa a definir o curso e a traçar objetivos e projetos realistas, promovemos o ateliê Como escolher um curso de ensino superior?

O ateliê é composto por duas sessões de formação. Na primeira sessão serão abordadas as condicionantes que influenciam a tomada de decisão seguida da aplicação de alguns instrumentos que privilegiem o autoconhecimento. Num segundo momento serão discutidos os resultados recolhidos na primeira sessão e definidos objetivos individuais.

Duração: 4 horas (2h + 2h)

Valor: 20,00 €

Mais informações: