Investigador da ULisboa é um dos vencedores do Prémio de Instalação 2014

Share Investigador da ULisboa é um dos vencedores do Prémio de Instalação 2014

Nuno Morais, Investigador do Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de Lisboa (ULisboa) foi distinguido com o Prémio de Instalação 2014 da Organização Europeia de Biologia Molecular (European Molecular Biology Organisation - EMBO) em Portugal. O galardão, concedido pela EMBO em conjunto com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal), foi atribuído em ex-aequo a Ana Domingos, Investigadora Principal do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC).

A distinção atribuída a Nuno Morais do IMM-FM-ULisboa é fruto do trabalho de investigação que desenvolve no âmbito das doenças oncológicas, procurando contribuir para o desenvolvimento de métodos de diagnóstico mais precisos e tratamentos mais personalizados e mais dirigidos. O estudo deste investigador debruça-se sobre “um processo de regulação da expressão dos genes que se chama ‘splicing’” e sobre a relação deste com o cancro e particularmente a formação de metástases.

Nuno Morais do IMM-FM-ULisboa e Ana Domingos do IGC integram a restrita lista de oito jovens investigadores distinguidos com os Prémios de Instalação da EMBO que, este ano, premiou cientistas de quatro países europeus: Portugal, Polónia, República Checa e Turquia. Cada um destes investigadores recebe 50.000 euros anuais, por um período máximo de cinco anos, ingressando ainda na prestigiada rede de jovens investigadores europeus da EMBO.

Notícia relacionada