fbpx Investigadores do Técnico desenvolvem novo indicador de avaliação do estado da pandemia | ULisboa

Investigadores do Técnico desenvolvem novo indicador de avaliação do estado da pandemia

Investigadores do Técnico desenvolvem novo indicador de avaliação do estado da pandemia

Investigadores do Técnico desenvolvem novo indicador de avaliação do estado da pandemia

Share Investigadores do Técnico desenvolvem novo indicador de avaliação do estado da pandemia

O modelo criado em parceria com a Ordem dos Médicos tem em conta a gravidade da doença, passando a entrar nas contas a letalidade por COVID-19 e a capacidade hospitalar.

Um indicador que permite tirar uma “fotografia mais realista” da evolução da pandemia, englobando vários indicadores pertinentes e que têm em atenção as circunstâncias atuais de saúde pública, foi desenvolvido conjuntamente pelo Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Médicos (OM) e apresentado na manhã de 14 de julho, na sede da OM, em Lisboa. O modelo, que funciona por pontos, permitirá fazer uma avaliação da gravidade da situação pandémica e determinar que medidas devem ser adotadas.

De forma mais simples e prática: a ferramenta permitirá “medir a temperatura” da situação pandémica em Portugal, assim como acontece com um doente de COVID-19, permitindo determinar quando podemos apenas manter as precauções e a vigilância, ou quando devemos tomar medidas mais apertadas ou mesmo drásticas para olhar pela nossa Saúde.

O novo “Indicador de avaliação do estado da pandemia e impacto global na saúde” assenta em cinco indicadores parciais, continua a ter em conta a atividade da pandemia considerada na matriz usada atualmente, a partir da incidência e da transmissibilidade (Rt), mas engloba também a gravidade da doença, determinada em função da letalidade, dos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos.

“Este indicador não é uma matriz de risco, é um indicador que tem uma formulação bastante mais complexa, em particular daquela que atualmente usamos, contudo, é muito mais simples de entender”, evidenciava o presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, na sessão de apresentação. “É um contributo importante e inovador em termos nacionais e internacionais”, vincou.

O sistema é também flexível, permitindo inserir novas variáveis sempre que se verifique tal necessidade.

De acordo com os autores, outro detalhe diferenciador, é o cálculo da incidência e transmissibilidade. Ao contrário do que tem sido a norma até agora, no modelo proposto passa a ser utilizado o número de novas infeções a sete dias, e não a 14, e um Rt diário, quase automático.

A ferramenta que em breve estará disponível nos sites do Técnico e da Ordem dos Médicos resulta de um “trabalho de equipa”. Aos engenheiros e matemáticos do Técnico, os professores Henrique OliveiraRogério ColaçoJosé Rui Figueira e a professora Ana Paula Serro, juntaram-se as competências médicas do bastonário da OM, doutor Miguel Guimarães, e do pneumologista e coordenador do gabinete de crise COVID-19 da OM, doutor Filipe Froes.

Tal como explicou o professor Henrique Oliveira, docente do Departamento de Matemática (DM) e especialista em sistemas dinâmicos, “a pandemia em Portugal tem sido dinâmica”, e por isso mesmo é preciso juntar aos indicadores de transmissibilidade e incidência, outros dados que marcam a pandemia em Portugal, e cujas proporções “não têm sido constantes”.

O docente evidenciaria ainda que “a atual matriz de risco contendo apenas dois indicadores começa a dar só uma visão parcial do problema”. Uma ideia que seria sublinhada pelo bastonário da OM que considera que a matriz usada está “ultrapassada” e “não consegue acompanhar a dinâmica da evolução da pandemia”.

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER