fbpx Prémio Vencer o Adamastor entregue no Instituto Superior Técnico pela mão do Presidente da República | ULisboa

Prémio Vencer o Adamastor entregue no Técnico pela mão do Presidente da República

Share Prémio Vencer o Adamastor entregue no Instituto Superior Técnico pela mão do Presidente da República

A cerimónia de entrega do prémio Vencer o Adamastor ao investigador Gonçalo Correia decorreu no dia 1 de fevereiro, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico.

Nesta primeira edição, a iniciativa do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC) e do Jornal Público reconheceu Gonçalo Correia, professor convidado no Técnico e investigador no Instituto de Telecomunicações (IT), pelo seu trabalho de investigação, na área da Inteligência Artificial (IA).

“A ciência faz-se e só pode fazer-se, vencendo todos os dias adamastores […] não há melhor metáfora do que fazem os investigadores, os cientistas, os centros de investigação, as universidades”, afirmou o anfitrião da cerimónia, professor Rogério Colaço, na abertura da sessão.

O trabalho distinguido (“Modelos neuronais mais transparentes e compactos usando a esparsidade”) teve por objetivo “tornar os modelos neuronais mais transparentes, mais compactos e mais eficientes”, explicou o premiado. Gonçalo Correia integrou uma “equipa de investigação criada no âmbito de uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação (ERC), ganha em 2017, liderada pelo Professor André Martins (vencedor de uma segunda ERC de consolidação, já em 2023), seu orientador de doutoramento, lembrou o Presidente do INESC, professor Arlindo Oliveira.

Ainda sobre a investigação desenvolvida, o também Alumnus do Técnico espera “ter contribuído para uma IA mais responsável, cuja pegada ecológica seja menor e com maior transparência”. E acrescentou que pretendeu “dar passos” na direção de “redes neuronais mais perto de uma versão 2.0: mais eficiente, mais transparente, mais compacta”.

Neste “encontro motivador para o futuro”, coube ao Presidente da República, professor Marcelo Rebelo de Sousa, a entrega do prémio. Sobre o trabalho distinguido, o também antigo “professor convidado” do Técnico assinalou a urgência de “dar respostas concretas ao desafio da sustentabilidade […] transversal a todas as áreas”, num elogio à “consciência ecológica” do premiado.

Gonçalo Correia concluiu, em 2022, o doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, com a tese «Learnable Sparsity and Weak Supervision for Data-Efficient, Transparent, and Compact Neural Models».