Professor Armando Pombeiro premiado pela Sociedade Francesa de Química

Professor Armando Pombeiro premiado pela Sociedade Francesa de Química

Professor Armando Pombeiro premiado pela Sociedade Francesa de Química

Share Professor Armando Pombeiro premiado pela Sociedade Francesa de Química

O “Prix Franco-Portugais” foi, recentemente, atribuído ao professor Armando Pombeiro, docente e investigador do Instituto Superior Técnico.

O docente do Instituto Superior Técnico torna-se assim o primeiro químico português a receber este galardão. 

A cerimónia de atribuição dos prémios da Sociedade Francesa de Química decorreu no passado dia 16 de maio na “Maison de la Chimie”, em Paris. Durante a lição que apresentou na receção do garlardão, o docente do Instituto Superior Técnico não esqueceu quem consigo tem colaborado ao longo da sua já longa carreira. 

Para a distinção do docente do Instituto Superior Técnico terá sido decisivo o seu inequívoco contributo na área de investigação no domínio da Funcionalização de Alcanos. “Os alcanos são os constituintes principais do gás natural e do petróleo, e atualmente são utilizados basicamente como fonte de energia através da sua queima, com libertação de dióxido de carbono para a atmosfera, com efeitos ambientais nefastos”, explica o professor Armando Pombeiro. 

Por outro lado, e ainda na origem deste prémio estará a colaboração com vários químicos e instituições franceses, nomeadamente: a lecionação durante 14 anos na École Polytechnique (Paris); a participação em dois projetos europeus colaborativos (EC Networks) envolvendo o Instituto Superior Técnico e as Universidades de Rennes, Toulouse e Dijon; o envolvimento num projeto bilateral com a École Normale Superieure de Paris; a edição de um livro com um co-editor francês a participação em comissões internacionais com colegas franceses, etc.