Marco Piccardo, professor do Instituto Superior Técnico e investigador do INESC MN, vai liderar um projeto inovador que trará metamateriais à ciência do plasma.
Professor do Instituto Superior Técnico da ULisboa ganha bolsa ERC Starting Grant no valor de 1,5 milhões de euros
Marco Piccardo, docente do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN), receberá uma bolsa European Research Council (ERC) Starting Grant para desenvolver o projeto “metaPower: Space-Time and Vectorial Meta-Optics for High-Power Structured Laser-Matter Interactions”.
Os 1,5 milhões de euros permitirão à equipa liderada pelo investigador desenvolver o projeto, nos próximos cinco anos, no campo das interações laser-plasma de alta potência.
Os lasers de alta potência, a operarem à escala de tera e petawatts, são essenciais para a criação e controlo do plasma – um estado extremo da matéria – fundamental em vários processos relacionados com energia de fusão e aceleração de partículas, por exemplo.
O controlo avançado de feixes de laser em potências tão elevados é ainda um desafio significativo na área da ciência e engenharia de plasmas. A abordagem do metaPowerpassa por desenvolver metasuperficíes de alta resistência a danos, uma nanotecnologia de ponta, em luz estruturada, para lasers de alta potência. A ideia é “moldar o plasma” através da utilização de “lasers estruturados” que servirão como “ferramentas de escultura”, explica Marco Piccardo. Desta forma, será possível “desbloquear um controlo sem precedentes sobre as interações laser-plasma”, o que permitirá explorar “novas possibilidades [nos campos da] energia de fusão, aceleração de partículas e fontes de radiação”, acrescenta.
A bolsa do European Research Council permitirá a Marco Piccardo concretizar “o sonho de unificar metasuperfícies e física de plasmas para abrir uma nova direção no campo” que trazia consigo quando há cerca de um ano se juntou ao Técnico e ao INESC MN. “Aliada à sala limpa do INESC MN e à “expertise em lasers e plasmas do GoLP (Grupo de Laseres e Plasmas do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear – IPFN) do Técnico”, a ERC permitirá “transformar esta visão em realidade” e “alcançar uma mudança de paradigma nas interações estruturadas de laser-matéria”, conclui.
Marco Piccardo é também Professor Visitante na Universidade de Harvard e já ganhou vários prémios, incluindo o recente reconhecimento como Jovem Cientista pela Academia Nacional de Ciências de Portugal, obtido durante o seu primeiro ano como docente em Portugal.
Em janeiro de 2024, Piccardo assinou com outros investigadores um trabalho de fotónica na revista Nature. No ano anterior, o investigador tinha liderado a descoberta de uma nova família de feixes de luz, cujo resultado foi publicado na revista Nature Photonics .
Fonte: Instituto Superior Técnico
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!