fbpx Projetos da Faculdade de Farmácia distinguidos no Concurso “CaixaResearch de Investigação em Saúde 2021” | ULisboa

Share Projetos da Faculdade de Farmácia distinguidos no Concurso “CaixaResearch de Investigação em Saúde 2021”

Os 30 projetos selecionados na edição 2021 visam, todos eles, combater patologias com maior impacto na saúde a nível mundial e associadas a áreas como oncologia, neurociências, doenças cardiovasculares e metabólicas relacionadas e doenças infeciosas.

O projeto “RIPK3 biology and targeting in metabolic liver disease” (coordenado por Cecília Rodrigues), o projeto “Targeting TDP-43 with protein kinase inhibitors: a effective and measurable therapy for ALS” (liderado por Dora Brites e com a participação de Ana Rita Vaz por parte da equipa portuguesa) e o projeto “Protecting the brain from metastatic breast cancer” (com colaboração de João Gonçalves) integram a lista dos 30 projetos ibéricos finalistas do Concurso “CaixaResearch de Investigação em Saúde 2021“. Este concurso insere-se no âmbito da Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica – i4b, promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e Fundação “la Caixa”, que pretende identificar e apoiar estudos promissores, de significativo valor científico e com elevado impacto social, tanto na investigação de base, como na investigação clínica e translacional.

O projeto “RIPK3 biology and targeting in metabolic liver disease” incide na doença do fígado gordo não alcoólico, a patologia crónica do fígado mais frequente que afeta um terço da população. Este estudo, apoiado com 320.000,07 €, pretende explorar o papel da proteína RIPK na inflamação do fígado. O objetivo do trabalho, coordenado por Cecília Rodrigues, visa não só prevenir a doença, mas também encontrar medicamentos que possam impedir a sua evolução.

O projeto “Targeting TDP-43 with protein kinase inhibitors: a effective and measurable therapy for ALS” recai sobre a descoberta de novas estratégias terapêuticas para tratar a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), com especial enfoque no papel da proteína TDP-43 nos neurónios motores de pessoas portadoras da doença. O estudo, financiado com 500.000 € em parceria com a Fundación Luzón, reúne um consórcio ibérico de investigação constituído pela FFUL – representada por Dora Brites e Ana Rita Vaz -, Faculdade de Medicina da Universidade Complutense de Madrid e IMDEA – Instituto de Nanociência de Espanha.

O projeto “Protecting the brain from metastatic breast cancer” pretende encontrar uma forma de eliminar o cancro da mama e a sua metástase no cérebro. Para o efeito, o estudo foca-se não só no desenvolvimento de novos métodos que permitam ultrapassar a ação da barreira hematoencefálica no impedimento de absorção de medicamentos, mas também na eliminação de metástases. A participação da FFUL neste trabalho, financiado com 632.841 €, será coordenada por João Gonçalves cuja equipa do iMed.ULisboa vai empreender esforços para criar um novo conceito de anticorpo quimérico capaz de passar a barreira hematoencefálica por interação com recetores específicos e libertar péptidos anticancerígenos.

O apoio atribuído traduz-se num total de 22,1 milhões de euros, dos quais 7,9 milhões de euros destinam-se a projetos portugueses. Os trabalhos financiados serão desenvolvidos durante os próximos três anos.