fbpx Serenatas da TUIST aquecem corações dos moradores seniores do Areeiro | ULisboa

Serenatas da TUIST aquecem corações dos moradores seniores do Areeiro

Share Serenatas da TUIST aquecem corações dos moradores seniores do Areeiro

Num só dia mais de 30 pessoas, acima dos 65 anos, foram contempladas com este "mimo".

“Na escuridão em segredo, eu canto o meu medo não mais te abraçar”, a estrofe do tema “Noites de Luar” certamente reflete o pensamento de tantos nestes tempos de pandemia tão avassaladores na limitação da proximidade, nomeadamente para os mais seniores, agravando tantas vezes situações de solidão profunda. Foi a pensar em tudo isto, que a Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico (TUIST) decidiu sair à rua e parar à janela de alguns moradores da Freguesia do Areeiro, presenteando alguns moradores com uma serenata.

A iniciativa nasce uma troca de ideias entre a Junta de Freguesia do Areeiro e a TUIST. “Ambas as partes se mostraram interessadas de imediato e a ideia desenvolveu-se naturalmente”, recorda Miguel Mendes, um dos elementos da tuna envolvidos nestas serenatas. Da ideia à prática foi literalmente um saltinho, dado com muita vontade, e no dia 29 de junho, a TUIST levou a sua música a várias ruas da Freguesia.

Munidos de máscaras, dos instrumentos, da alegria que os carateriza e da vontade de fazer da música uma arma de arremesso à solidão, a TUIST percorreu várias moradas, encantando quem estava à janela, os vizinhos e também quem por ali passava, com uma das mais emblemáticas tradições académicas portuguesas. Tudo feito à distância, como a pandemia continua a exigir, ainda que a proximidade se estreitasse à medida que a melodia avançava.

Num só dia foram mais de 30 as pessoas, com mais de 65 anos, contempladas com uma serenata. As inscrições para a iniciativa excederam as expectativas e a Junta de Freguesia do Areeiro teve mesmo que as encerrar antes do suposto o que por si só – e além da emoção causada – prova o sucesso da iniciativa. Em cada janela, uma ou duas músicas, ouviam-se originais da TUIST, como o “Auto da Ilusão” e “Noites de Luar”, ou outras melodias mais populares como a tão conhecida “Menina estás à janela”.

“As serenatas foram muito bem-recebidas, em especial por aqueles que não tiveram oportunidade nos últimos tempos de quebrar a monotonia presente na sua vida – os mais idosos”, conta Miguel Mendes.

A ideia ou a data poderiam muito bem ter sido repensadas pelos tunos, tendo em conta a carga de trabalhos de quem está em plena época de exames, no entanto, nem isso demoveria a vontade de levar alento às pessoas que há mais de um ano não saem de casa e se sentem muitas vezes tristes e sozinhas. “Dada a oportunidade e graças à dedicação dos nossos membros foi possível conjugar os estudos com os ensaios e atuação”, realça o tuno.

Depois do último acorde, ecoava a gratidão.  “A sensação que tivemos durante esta sessão de serenatas foi muito gratificante e é certo que não esqueceremos muitas das reações que as pessoas foram tendo enquanto nos assistiam: desde o choro ao riso, havendo até quem tenha dito ‘Saudades dos tempos em que tinha 28 anos’”, conta o membro da TUIST. Dado o sucesso e sobretudo o sentimento recompensador que a iniciativa deixou em cada um dos tunos, fica no ar a vontade de a repetir: “voltar a realizar algo deste género é uma possibilidade que estamos a estudar, caso a evolução da pandemia o permita”, adianta Miguel Mendes.