fbpx Trabalho de investigadores do CERIS promove o conhecimento sobre o risco de catástrofes | ULisboa

CERIS

Share Trabalho de investigadores do CERIS promove o conhecimento sobre o risco de catástrofes

Segundo um estudo levado a cabo pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) em conjunto com 15 agências e instituições internacionais, os desastres naturais associados ao clima causaram mais de dois milhões de mortos, 70% deles em países menos desenvolvidos.

O relatório deste estudo foi divulgado esta terça-feira, 13 de outubro, Dia Internacional para a Redução de Grandes Catástrofes Naturais (IDDR, na sigla em inglês).

Também no Técnico este assunto é uma preocupação e a base de vários trabalhos de investigação. Os vários projetos desenvolvidos pelo professor Carlos Sousa Oliveira e Mónica Amaral Ferreira, investigadores do CERIS- Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade, são exemplos que demonstram a capacidade da escola converter o conhecimento na área do risco sísmico e de tsunamis em material de sensibilização e educação.

A investigadora Mónica Amaral Ferreira tem participado em diversas sessões e atividades em escolas, museus, festivais e exposições, promovendo e utilizando o jogo Treme-Treme, e lança agora também dois manuais que pretendem colmatar a escassez de material didático e de atividades nesta área. Os dois manuais surgem no âmbito do Projeto Escolas Resilientes aos Sismos no Território do Algarve e de Huelva (PERSISTAH) e apoiam a formação de crianças e professores nestas matérias.  “O guião educativo ‘Por que é que o chão se move?’ foi concebido para apoiar a formação de professores, da área educativa do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que queiram melhorar os seus conhecimentos e desenvolver atividades sobre o risco sísmico e de tsunami com os alunos; e o ‘Guia Prático Escola Resiliente aos Sismos ‘formaliza um plano de mitigação que pode ser replicado a todos os equipamentos de ensino independentemente do nível de ensino, possibilitando o aumento da resiliência sísmica da comunidade escolar”, explica a investigadora do CERIS. Os manuais estarão disponíveis, em Português, Espanhol e Inglês, no site do Treme-Treme.

Leia a notícia na íntegra.