fbpx Três investigadores da Universidade de Lisboa na lista dos mais citados do mundo | ULisboa

Share Três investigadores da Universidade de Lisboa na lista dos mais citados do mundo

A Universidade de Lisboa tem três cientistas na lista Highly Cited Researchers 2022, da Clarivate Analytics. Esta lista é composta por 1% dos autores de artigos científicos mais citados entre 2011 e 2021.

José Bioucas-Dias (Geociências do Instituto de Telecomunicações do Instituto Superior Técnico), Luís S. Pereira (Ciências Agrárias do Instituto Superior de Agronomia) e Alan J. L. Phillips (Ciência Animal e Vegetal da Faculdade de Ciências), estão entre os cientistas mais citados do mundo na edição de 2022. As citações são um indicador relevante do reconhecimento da produção científica e um dos critérios mais utilizados pelos rankings.

A lista dos cientistas mais citados do mundo é publicada anualmente pela Clarivate Analytics e considera os artigos indexados na Web of Science nos últimos 10 anos. A edição de 2022 contém 7.225 nomeações de 6.938 cientistas (alguns investigadores são reconhecidos em mais do que uma área), 3.981 em 21 áreas especificas e 3.244 em áreas transversais.

Portugal tem 20 cientistas na lista de 2022, mais 4 que em 2021. Os países mais representados na lista são EUA (2.764 cientistas – 38%), China (1.169 cientistas – 14%) e Reino Unido (579 investigadores – 8%).