fbpx A ULisboa entre as 200 melhores Universidades do mundo no Ranking de Shanghai 2018 | ULisboa

A ULisboa entre as 200 melhores Universidade do mundo no Ranking de Shanghai 2018

Share A ULisboa entre as 200 melhores Universidades do mundo no Ranking de Shanghai 2018

O Ranking de Shanghai, oficialmente conhecido como o “Academic Ranking of World Universities (AWUR)”, é internacionalmente considerado como um dos mais importantes a nível mundial.

Este ranking baseia a sua classificação em seis indicadores: o numero de alumni e docentes contemplados com o Prémio Nobel e Medalha Fields, o número de investigadores altamente citados, o número de artigos publicados em revistas científicas de “Nature and Science”, o numero de artigos indexados no Science Citation Index-Expanded e no Social Science Citation Index e o desempenho per capita da Universidade. Para a construção do ranking foram analisadas mais de 1500 universidades sendo selecionadas as 1000 melhores.

Em 2018 a Universidade de Lisboa, mantendo a sua posição no intervalo 151 a 200 das melhores Universidades mundiais, melhorou, em relação a 2017, o seu desempenho no conjunto dos parâmetros avaliados, consolidando a sua destacada liderança a nível nacional. As outras Universidades portuguesas classificadas entre as 500 melhores são a Universidade do Porto no intervalo de 301 a 400 e as Universidade de Aveiro e do Minho no intervalo 401-500.

Entre os fatores que mais contribuíram para esta prestação da ULisboa, destaca-se a subida em relação ao ano anterior do número de publicações em revistas científicas de “Nature and Science”, assim como do número de artigos indexados no Science Citation Index-Expanded e no Social Science Citation Index . Destaca-se ainda uma melhoria no desempenho per capita da Universidade.

Acima do intervalo em que é classificada a Universidade de Lisboa, só encontramos 52 Universidades europeias, não fazendo parte deste conjunto nenhuma universidade do sul da Europa, ou do espaço ibero-americano.

O excelente resultado da Universidade de Lisboa é fruto do trabalho de todos os que nela estudam e trabalham.