fbpx A ULisboa vê aprovada a sua candidatura no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) | ULisboa

A Universidade de Lisboa vê aprovada a sua candidatura no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

Share A ULisboa vê aprovada a sua candidatura no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

A Universidade de Lisboa assinou, no passado dia 16 de dezembro, o contrato com a Direção-Geral do Ensino Superior no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Inserida nos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos”, foi aprovada a concessão de um apoio financeiro total de 22,089 milhões de euros, destinado a financiar a realização do projeto coordenado pela Universidade de Lisboa, designado “ULisboa Post-Graduation School and Young Impulse STEAM program”.

Os programas «Impulso Jovens STEAM» e «Impulso Adultos» visam apoiar iniciativas a desenvolver por instituições de ensino superior (IES), com o objetivo de aumentar a participação dos jovens no ensino superior, incrementar a percentagem de graduados na população, dinamizar a formação ao longo da vida e fomentar as atividades de investigação e desenvolvimento em Portugal, reforçando o objetivo de convergência com a Europa ao longo da próxima década.

O objetivo estratégico da ULisboa para o programa “Impulso Adultos” assenta na reorganização de toda a oferta de formação pós-graduada não conferente de grau, bem como da sua estrutura de gestão, através da criação da Escola de Pós-Graduação (ULisboa- PGS).

A ULisboa-PGS, uma estrutura transversal de formação, pretende criar, de 2022 a 2025, 180 novos cursos, com o objetivo de atrair pelo menos 10.000 novos estudantes de pós-graduação. Participarão na ULisboa-PGS as 18 Faculdades e Institutos da Universidade, sendo muitos dos novos programas oferecidos por mais do que uma das suas Escolas.

Com o programa “Impulso Jovens STEAM”, a ULisboa aposta no objetivo de reduzir o elevado número de alunos muito talentosos que não conseguem aceder ao curso que escolhem como sua primeira opção no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Na tentativa de minimizar o impacto desta situação adversa, este programa visa aumentar significativamente o número de graduados nos cursos onde essa disparidade no acesso geral é mais flagrante.

O objetivo estratégico do programa “Impulso Jovens STEAM” é aumentar significativamente, até 2030, o número de graduados em nove cursos de engenharia, artes e matemática. Estes ciclos de estudo são reconhecidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com o “índice de excelência” no despacho que anualmente estabelece as condições de acesso às Instituições de Ensino Superior. Entre 2022 e 2025, o objetivo do projeto é assegurar um aumento de anual de 15% no número de vagas disponibilizadas em cada um destes ciclos de estudo.