Universidade de Lisboa novamente no top das 200 melhores Universidades do mundo

Universidade de Lisboa novamente no top das 200 melhores Universidades do mundo

Universidade de Lisboa novamente no top das 200 melhores Universidades do mundo

Share Universidade de Lisboa novamente no top das 200 melhores Universidades do mundo

O Ranking de Shanghai é um dos mais influentes e prestigiados rankings de instituições de Ensino Superior.

Em 2019 a Universidade de Lisboa consolidou uma vez mais a sua destacada posição a nível nacional, mantendo-se entre as 200 melhores Universidades mundiais e melhorando substancialmente, em relação ao ano anterior, na maioria dos parâmetros avaliados.

Este ano, a ULisboa  manteve posição em dois e subiu em quatro dos seis indicadores, nomeadamente o número de autores Highly Cited na lista da Clarivate Analytics, o número de publicações em revistas científicas de “Nature and Science”, e o número de artigos indexados no Science Citation Index-Expanded e no Social Science Citation Index. De assinalar ainda uma melhoria no desempenho per capita da Universidade.

Nas 500 melhores universidades do mundo estão também a Universidade do Porto (posição no intervalo 301 a 400) e as Universidades do Minho e Nova de Lisboa (posição no intervalo 401-500). A Universidade de Coimbra encontra-se no intervalo de 501 a 600 e a de Aveiro no intervalo de 601 a 700.

O ranking é atualizado anualmente e a edição deste ano analisou mais de 1800 Universidades para selecionar as 1000 melhores, com base em critérios de avaliação da qualidade da educação, docência, investigação e desempenho per capita.

A Havard University é pela 17ª vez líder do ranking a nível mundial, seguida por Stanford University e University of Cambridge. Estrearam-se 14 Universidades no top 500 e mais de 50 Universidades no top 1000.

O sucesso da Universidade de Lisboa só é possível graças ao empenho de todos os que nela estudam e trabalham.