Universidade de Lisboa novamente no top das 200 melhores Universidades do mundo

Share Universidade de Lisboa novamente no top das 200 melhores Universidades do mundo

O Ranking de Shanghai é um dos mais influentes e prestigiados rankings de instituições de Ensino Superior.

Em 2019 a Universidade de Lisboa consolidou uma vez mais a sua destacada posição a nível nacional, mantendo-se entre as 200 melhores Universidades mundiais e melhorando substancialmente, em relação ao ano anterior, na maioria dos parâmetros avaliados.

Este ano, a ULisboa  manteve posição em dois e subiu em quatro dos seis indicadores, nomeadamente o número de autores Highly Cited na lista da Clarivate Analytics, o número de publicações em revistas científicas de “Nature and Science”, e o número de artigos indexados no Science Citation Index-Expanded e no Social Science Citation Index. De assinalar ainda uma melhoria no desempenho per capita da Universidade.

Nas 500 melhores universidades do mundo estão também a Universidade do Porto (posição no intervalo 301 a 400) e as Universidades do Minho e Nova de Lisboa (posição no intervalo 401-500). A Universidade de Coimbra encontra-se no intervalo de 501 a 600 e a de Aveiro no intervalo de 601 a 700.

O ranking é atualizado anualmente e a edição deste ano analisou mais de 1800 Universidades para selecionar as 1000 melhores, com base em critérios de avaliação da qualidade da educação, docência, investigação e desempenho per capita.

A Havard University é pela 17ª vez líder do ranking a nível mundial, seguida por Stanford University e University of Cambridge. Estrearam-se 14 Universidades no top 500 e mais de 50 Universidades no top 1000.

O sucesso da Universidade de Lisboa só é possível graças ao empenho de todos os que nela estudam e trabalham.